1144x150 %284%29

GERAL

Táxis passarão por fiscalização do Deptrans no mês que vem

A fiscalização é uma cobrança federal que tem o objetivo de prover mais qualidade e segurança para os taxistas e passageiros

24/04/2015 - 17:45


Durante os dias 11 e 12 de maio, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), por meio do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), irá realizar a vistoria anual dos taxistas do município. A fiscalização é uma cobrança federal que tem o objetivo de prover mais qualidade e segurança para os taxistas e passageiros. Atualmente, Toledo conta com uma frota de 28 veículos autorizados para prestar este tipo de serviço. Neste ano, os motoristas receberão crachás de identificação e também serão cobradas as obrigações exigidas na fiscalização do ano passado.

Em 2014, a fiscalização oficializou o curso obrigatório de qualificação para os taxistas exercerem a profissão, que contém aulas desde direção até sobre como tratar os clientes. Neste ano, o curso será exigido e só serão aprovados os motoristas que já concluíram ou estejam matriculados. De acordo com o Diretor do Deptrans, Fabiano Faria, o curso é uma lei federal. “Os taxistas que ainda não se matricularam em algum curso de qualificação irão perder suas licenças”. Para os interessados, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes (SINTROTOL) formou uma turma que oferece a formação com um custo menor.

Os taxistas também irão receber crachás, que servirão como identificação dos motoristas quando fizer uma corrida para fora do município. O crachá também é uma forma de organização e prover uma maior segurança para os passageiros. “Os crachás irão facilitar a identificação do motorista. É uma maneira de zelar pela segurança do taxista e do cliente”, comentou Fabiano.

As medidas se aplicam tanto aos proprietários dos carros, quanto aos taxistas que revezam os horários no contraturno. O diretor ainda comentou que todos os carros que possuem o alvará para operarem este serviço no município precisam estar com a documentação em dia. “Verificaremos também as condições do veículo e o Inmetro realiza a aferição dos taxímetros”, concluiu. 

Sem nome %281144 x 250 px%29