Img 3650

ESPORTES

Inscrições para segundo processo seletivo do ‘Atleta na Universidade’ seguem até 22 de junho

Os interessados poderão se inscrever até o dia 22 de junho

26/05/2015 - 16:51


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) publicou esta semana o edital do segundo processo seletivo do Programa Atleta na Universidade. No início do ano foram ofertadas 30 bolsas e agora estão disponíveis mais seis bolsas, sendo duas remanescentes do primeiro processo e quatro de atletas que não se enquadraram nos itens exigidos pela Lei.  Os interessados poderão se inscrever até o dia 22 de junho.

O objetivo do Governo Municipal é selecionar atletas para a concessão de bolsas do Programa, respeitando a Lei “R” N° 121 e Lei “R” N° 170, para o ano letivo de 2015, que determina que as bolsas sejam disponibilizadas para atletas toledanos regularmente matriculados em cursos de graduação em Educação Física. A divulgação dos candidatos selecionados será feita via internet, pelo portal do município www.toledo.pr.gov.br, a partir de 25 de junho de 2015.

O Programa Atleta na Universidade é uma iniciativa inédita em todo Brasil. “Já realizamos o primeiro processo seletivo que foi um sucesso. Esse é um programa que além de trazer horas atividades para as modalidades, melhorando o nível de rendimento das nossas crianças e adolescentes em treinamento, proporciona que os nossos atletas adultos continuem treinando, pois um dos requisitos, além de cursar Educação física é ele continue jogando as competições oficiais pelo município de Toledo, então atletas de ponta das seleções toledana, paranaense e brasileira tem a chance de pleitear esse recurso”, explicou Marli.

Diferente da primeira edição, serão disponíveis no processo seis bolsas de R$ 400,00, pagas mensalmente em seis parcelas iguais para os atletas selecionados, conforme informou Marli. “A Bolsa poderá ser renovada mediante participação do atleta em novo processo seletivo e comprovação de atividades realizadas durante a vigência da bolsa”. Semestralmente, será feita avaliação e solicitada ao atleta selecionado declaração da instituição de ensino para a comprovação de frequência e rendimento. Também o técnico esportivo da SMEL, responsável pela categoria de treinamento que o atleta frequenta, deverá atestar que está incluído no programa de rendimento da SMEL.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, o Atleta na Universidade cumpre mais um compromisso do Plano de Governo para o setor.  “Nós, com o olhar da secretária e educadora física, Marli Gonçalves Costa, elaboramos o plano ainda em 2012 com base nas deficiências que o município tinha no setor. Com esse programa nos demos condições para que nossos atletas permaneçam em Toledo e cursando Educação Física”, explicou.

Como se inscrever?

Os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação: Ficha de inscrição, Termo de compromisso, Declaração de matrícula na instituição escolhida para cursar a graduação, Comprovantes de participação em competições esportivas no último ano na modalidade descrita na ficha de inscrição, Declaração do profissional responsável pela modalidade perante a Secretaria de Esportes e Lazer – SMEL, atestando a assiduidade do atleta nos treinamentos, Cópia de Documento de Identidade e do CPF. A entrega deve ser realizada na sede da SMEL, anexo ao Ginásio de Esportes Alcides Pan, em horário comercial, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 horas.

A secretária de Esportes e Lazer lembrou ainda, que caso a instituição para a qual o atleta foi aprovado ainda não tenha aberto a matrícula, deverá ser apresentado o comprovante de sua aprovação. “Se o atleta for classificado como beneficiário do programa, o valor do auxílio ficará retido até a comprovação de sua matrícula e frequência. Caso não seja apresentado tal comprovante até a data de início das aulas da referida instituição, será o atleta excluído do programa, sendo o benefício concedido ao candidato subsequente”, explicou Marli.

Critérios

Para se inscrever é necessário estar cursando ou matriculado na graduação de Educação Física e ter competido por Toledo por meio das equipes oficiais no ano de 2014.  Cada atleta que for beneficiado pela bolsa terá obrigatoriamente que competir por Toledo nos esportes e competições oficiais, além de prestar cinco horas semanais de trabalho com modalidades esportivas ou de lazer, nos Programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). “Toledo não compete com atletas de outros municípios, mas essa é uma prática muito comum em outras cidades, então temos atletas toledanos que acabam representando outros municípios em competições. Por isso representar Toledo é uma das exigências do programa, pois nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o nosso esporte e valorizar os nossos atletas”, finalizou Marli.

Classificação

A seleção e classificação dos atletas serão realizadas pela Comissão de Avaliação de Projetos da Secretaria de Esportes e Lazer, conforme Portaria nº 459, de 24 de novembro de 2014, de acordo com a análise do desempenho do atleta em competições no último ano, na modalidade em que realizou a inscrição.
Para classificação, a Comissão de Avaliação e Seleção de beneficiários do Programa seguirá os critérios: Participação em competição internacional oficial pela Seleção Brasileira da modalidade pleiteada: 100 pontos; Convocação para a Seleção Brasileira da modalidade pleiteada: 80 pontos; Participação em competição nacional oficial pela Seleção Paranaense da modalidade pleiteada: 80 pontos; Convocação para a Seleção Paranaense da modalidade pleiteada: 60 pontos; e Participação em competição nacional oficial (entende-se como oficial as realizadas pelas entidades nacionais de administração do desporto da respectiva modalidade), representando o Município e a SMEL na modalidade pleiteada.  

Confira o edital: http://www.toledo.pr.gov.br/sites/default/files/edital_atleta_na_universidade_0.pdf

Sem nome %281144 x 250 px%29