1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias já recolheu quase 120 mil quilos de matérias que acumulam água em Toledo

Nesta quinta-feira (28) é a vez do Distrito de São Luiz do Oeste receber o mutirão de limpeza contra a dengue

26/05/2015 - 16:53


Todo dia é dia de combate a dengue em Toledo. O Governo Municipal segue com ações de conscientização, orientações e aplicações de multas com o objetivo de controlar a transmissão da doença no município. Somente com os mutirões de limpeza, a Prefeitura já recolheu 108.840 quilos de materiais que acumulam água em nove bairros. Além disso, já foram recolhidos em coletas avulsas 10.870 quilos. Nesta quinta-feira (28) é a vez do Distrito de São Luiz do Oeste receber o mutirão por meio da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias.

Conforme o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, com o quadro de epidemia no município, a colaboração da população passa a ser ainda mais importante. “A Prefeitura está fazendo a parte que lhe cabe. Estamos trabalhando incessantemente, sem interrupção em nenhuma época do ano, mas é fundamental que os moradores colaborem mantendo os cuidados em casa e recebendo bem os nossos agentes”, explicou.

Com 992 casos notificados e 450 confirmados da doença - 400 autóctones e 50 importados - a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias tem intensificados as atividades de combate, como bloqueios químicos e mecânicos, mutirões de limpeza, fumace, além de panfletagens e ações lúdicas em locais com aglomeração de pessoas.

A aplicação de multas também tem sido realizada aos proprietários de terrenos vazios e moradores que não colaborarem com o combate a Dengue. “Se no momento da fiscalização encontrarmos focos de proliferação do mosquito transmissor nos já aplicamos a multa. Em casos reincidentes o valor é dobrado”, explicou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira.

Trabalho Intersetorial

Para ampliar ainda mais a atuação, a Secretaria de Saúde conta com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) que atuam em parceria com os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s). Também se somam a luta equipes de diversas secretarias, como o Meio Ambiente, e entidades do município. Mais de 80 Agentes de Combate à Saúde (ACS’s), 60 Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), além de equipes de diversas secretarias municipais estão envolvidos no combate.

A secretária de Saúde, Denise Campos, salientou que o trabalho intersetorial é fundamental. “Desta forma conseguimos atingir um número maior de pessoas. Estamos trabalhando incessantemente, mas sem a colaboração da população não teremos bons resultados, por isso a conscientização é o foco”. 

Orientação

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Controle e Combate às Endemias orienta a população a manter sempre os quintais limpos e se possível utilizar repelente. Em casos de suspeita da doença, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e consultar um médico. “É importante beber bastante líquido e nunca se medicar sozinho”, destacou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias.

Taylon Pereira ressaltou a importância de receber bem os Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Saúde. “Mas também é fundamental continuar com os cuidados mesmo no período de baixas temperaturas. Se todos fizerem sua parte o município não vai entrar em epidemia. Combater a dengue é uma obrigação de todos”, finalizou.

Sem nome %281144 x 250 px%29