Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Recadastramento biométrico iniciou nesta terça-feira e segue até 30 de setembro

A ação foi estabelecida pela Justiça Eleitoral, e será válida a partir das eleições de 2016

26/05/2015 - 17:16


Com o objetivo de facilitar o processo de votação, nesta terça-feira (26), ocorreu o lançamento do recadastramento biométrico. Com isso, os eleitores dos municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu, devem comparecer ao Fórum Eleitoral, na Rua Miraldo Pedro Zibetti, no Jardim Santa Maria, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, portando o RG, o título de eleitor e um comprovante de residência. A ação foi estabelecida pela Justiça Eleitoral, e será válida a partir das eleições de 2016, quando os eleitores serão identificados através de suas digitais e fotos.

Na ocasião, estive presente o vice-prefeito, Adelar ‘Pelanka’ Holsbach, os Juízos das Zonas Eleitorais de Toledo, representados pelo juiz da 148ª Zona Eleitoral e diretor do Fórum Eleitoral Marcelo Marcos Cardoso, o juiz da 75ª Zona Eleitoral Bianor Bottega e o juiz da 201ª Zona Eleitoral Fernando Bueno da Graça, além do presidente do Tribunal Regional Eleitora do Paraná (TRE-PR), o desembargador Jucimar Novochadlo. 

De acordo com o desembargador, Jucimar Novochadlo, a biometria, além de facilitar o voto, também evitará qualquer tipo de transtorno ao eleitor. “Por ser mais ágil, a biometria irá identificar o leitor de modo mais fácil e evitará também a apresentação de documentos falsos ou forjados na hora de votar”, comentou. Jucimar também frisou a importância do recadastramento. “Só vai poder voltar o eleitor que tiver cadastrado. Aprimorando o sistema de votação em todo o país” destacou o desembargador.

O vice-prefeito, Adelar ‘Pelanka’ Holsbach, aproveitou a ocasião para alertar a população para que não deixem para se cadastrarem na última hora. “O recadastramento biométrico acontecerá de 26 de maio até o dia 30 de setembro. Assim, a população tem quatro meses para comparecer ao Fórum Eleitoral, que atenderá das 9h às 18h, sem intervalo para o almoço”, explicou. Os eleitores poderão agendar a hora e o dia para o seu cadastro através do site www.tre-pr.jus.br.

Para a ocasião, a Prefeitura e os Juízos das Zonas Eleitorais de Toledo formaram um Termo de Convênio para a cedência de 28 estagiários para auxiliar no serviço do recadastramento. “Segundo a chefe de cartório, Adeline Gasparelli, será realizada uma força tarefa para que todos os eleitores tenham acesso ao serviço. “Atenderemos das 9h às 18h, a partir do dia 26, sem intervalo na hora do almoço” reportou Adeline. “É necessário que todos que possuem título de eleitor realizem este procedimento para que já tenhamos o controle biométrico já na próxima eleição”, completou.

Os cidadãos devem estar conscientes da importância do recadastramento biométrico. “Os eleitores que não realizarem o cadastramento terão seus títulos eleitorais cancelados”, declarou o juiz da 75ª Zona Eleitoral, Bianor Bottega. No total, os municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu possuem 103 mil eleitores.

Para mais informações, os eleitores podem ligar nos seguintes números

75° Zona Eleitoral – (45) 3252-5628
148° Zona Eleitoral – (45) 3252-3236
201° Zona Eleitoral – (45) 3252-3354

Sem nome %281144 x 250 px%29