Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Prefeito Beto Lunitti assinará decreto tornando Festin patrimônio histórico, imaterial e cultural de Toledo

A assinatura será feita na abertura do 40º Festin, 15 de julho, no Teatro Municipal

03/07/2015 - 17:25


Após quase quatro décadas descobrindo e revelando talentos toledanos na música, o Festival de Inverno, o Festin, terá o seu valor cultural reconhecido de forma documental. Na abertura da sua 40ª edição, no dia 15 de julho, o prefeito Beto Lunitti assinará um decreto tornando o Festival patrimônio histórico, imaterial e cultural de Toledo. A proposta foi elaborada pela Secretaria da Cultura e aprovada pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais do município.

A edição deste ano do Festin acontecerá entre os dias 15 e 18 de julho, no Teatro Municipal. O Festival já é referência, não somente em Toledo, mas em toda a região. Segundo a secretária de Cultura, Rosselane Giordani, a assinatura do decreto será um momento de alegria para toda a população de Toledo. “É uma felicidade muito grande, porque é uma política pública consolidada. O Festin é a vitrine dos nossos talentos aqui no município”.

A secretária ainda contou que a proposta foi recebida com felicidade pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, que a aceitou por unanimidade. “O Conselho acolheu a proposta e está referendando esse decreto que vai ser assinado no próximo dia 15 de julho na abertura do 40º Festin”. Rosselane ainda destacou que muitos talentos vistos durante o Festival são artistas que se formam e desenvolvem as técnicas na Casa da Cultura do município.

Neste sentido, o prefeito Beto Lunitti reafirmou o compromisso com a cultura e reforçou que o setor faz parte de uma política pública importante. “Nós temos trabalhado e investido para que a população de Toledo tenha sempre uma excelente programação cultural a sua disposição. É nisso que nós estamos trabalhando, é isso que todo o pessoal da Secretaria da Cultura está fazendo. E aquilo que nós temos de bom, de gostoso nesse município nós precisamos efetivamente comemorar”. Beto acrescentou que a 40º edição do Festin é um dos momentos que devem ser festejados e a assinatura do decreto mostra como esta administração leva a sério os programas que o município oferece há tanto tempo para a população.

40º Festival de Inverno

O 40º Festin acontece entre os dias 15 e 18 de julho no Teatro Municipal. Neste ano mais de 120 candidatos se inscreveram para participar. Além de Toledo, participam também candidatos dos municípios de Santa Helena, Cascavel, Ouro Verde do Oeste, Maripá, Cafelândia, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Pato Bragado e Foz do Iguaçu. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos na Casa da Cultura e no Teatro Municipal, no valor de R$ 2,00 (meia entrada) e R$ 4,00 (inteira). O resultado da pré-seleção foi divulgado nesta sexta-feira (03) pelas redes sociais e através do site www.toledo.pr.gov.br.

Sem nome %281144 x 250 px%29