Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Balé do Guaíra vai estrear nova versão de Romeu e Julieta no Toledo em Dança

O intuito com a apresentação é descentralizar os espetáculos, levando para outros municípios o que já acontece na capital do estado

03/08/2015 - 17:13


No próximo fim de semana, de 07 a 09 de agosto, acontece o Toledo em Dança – Festival Internacional. Dos 98 grupos inscritos, 38 foram selecionados para participar do circuito competitivo. Além destas apresentações, um evento está sendo muito aguardado pelo público toledano. No encerramento do Festival, no domingo (09), às 20h, acontece a estreia da nova versão do clássico ‘Romeu e Julieta’, com o Balé do Teatro Guaíra.

O intuito com a apresentação é descentralizar os espetáculos, levando para outros municípios o que já acontece na capital do estado. “Levar montagens de balé, concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná e outras manifestações culturais para diversas cidades é a nossa meta. Ficamos muito honrados com o convite de Toledo e felizes em poder apresentar o espetáculo Romeu e Julieta que está muito lindo”, disse a diretora presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter.

O coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, responsável pela montagem estreada em 2008 com Balé Teatro Guaíra, esteve em Curitiba no início de julho trabalhando com os bailarinos, cortando algumas cenas e alterando cenários para que a Companhia possa viajar com o espetáculo e apresentar em qualquer espaço. Para Bongiovani, a oportunidade de apresentar o espetáculo em municípios do interior do Paraná é muito importante. “Como o Balé Teatro Guaíra é uma Companhia pública, custeada com dinheiro público, acho linda essa proposta, porque esta é a tarefa de uma instituição governamental, fazer a arte chegar aos lugares mais distantes. Esse tipo de ação faz parte de uma política de educação, nesse sentido, arte, cultura e educação trabalham muito juntas e o Teatro Guaíra descentraliza o trabalho”, diz o coreógrafo.

Para a secretária de Cultura, Rosselane Giordani, receber o espetáculo, inédito no Paraná, vai marcar o Festival. “Num primeiro momento, pensamos em um evento para reunir os grupos e companhias de dança toledanos. Mas foi além e temos agora um Festival com 98 grupos inscritos, 38 selecionados e duas apresentações maravilhosas, uma delas um espetáculo inédito do Balé do Teatro Guaíra”. O outro espetáculo acontece na abertura, com o Grupo de Ginástica Rítmica Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi.

Sobre o espetáculo

‘Romeu e Julieta’, coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com música do compositor russo Sergei Prokofiev, estreou em 2008 e tinha quase duas horas de duração, agora com a nova versão tem apenas uma hora. “Ficou mais curto, mais compacto sem perder a essência”, diz Bongiovanni. Mas preparar o espetáculo para ser apresentado em qualquer espaço não foi tarefa fácil e exigiu muito tempo e dedicação de todos os envolvidos. O coreógrafo contou que desde a criação da obra para o Balé Teatro Guaíra havia o desejo de apresentar em outros municípios e para isso o cenário, criado por Cleverson Cavalheiro, foi feito de forma modulada, deixando mais leve e prático, podendo ser transportado com mais facilidade.

Sem nome %281144 x 250 px%29