1144x150 %284%29

CULTURA

Toledo recebe cursos da Incubadora Paraná Criativo

Palestras e oficinas são destinadas a profissionais da área de artes visuais, design, moda, música, artesanato e outros setores criativos, que almejam abrir ou expandir negócios

03/08/2015 - 17:41


Definidos os cursos e oficinas destinados a profissionais da área de artes visuais, design, moda, música, artesanato e outros setores criativos, que almejam abrir ou expandir negócios em Toledo. As capacitações serão viabilizadas pelo programa Incubadora Paraná Criativo e serão realizadas gratuitamente na unidade do Sesi, na Vila Operária.

A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura, a Incubadora oferecerá uma série de atividades formativas em dez cidades do Paraná de agosto a outubro. Em Toledo, o único município da Região Oeste do Estado a ser contemplado pela incubadora, os cursos acontecem no mês de setembro.

A secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, participou no mês de junho de encontro em Curitiba onde manifestou o interesse do município em aderir ao programa. O encontro contou também com a presença de agentes políticos das demais cidades que atenderam as exigências do programa e foram contempladas: Além de Toledo, Curitiba, Colombo, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Telêmaco Borba.

“O objetivo é a qualificação de profissionais e empreendedores do campo da economia criativa. Para isso, serão feitas atividades formativas com metodologias adequadas à linguagem do público-alvo e às demandas dos setores criativos”, explica Luci Daros, coordenadora de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

“O programa Incubadora Paraná Criativo vem ao encontro das políticas públicas do prefeito Beto Lunitti, no sentido de capacitar os artistas e empreendedores para que estejam inseridos no mercado. Toledo é privilegiado por estar entre as dez primeiras cidades que estarão oferecendo essa capacitação”, destacou a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani.

O Ciclo de Formação é composto por duas palestras abertas à comunidade e quatro oficinas. Para obter a certificação e formação completa de 20 horas é preciso fazer inscrição na Casa da Cultura a partir da próxima segunda-feira (10). As vagas são limitadas.

O prefeito Beto Lunitti disse estar muito feliz por ser possível viabilizar esses espaços de construção do conhecimento e aperfeiçoamento dos artistas locais. “Ao aderir esse programa criado pelo Governo Federal temos condições de promover as competências criativas de nossos artistas e empreendedores, propiciar um intercâmbio de experiências entre os participantes e fortalecer o circuito cultural do município”, salientou Beto.

Como funciona

As oficinas e palestras vão abordar o empreendedorismo criativo, ensinar sobre finanças, novas formas de financiamento, técnicas de apresentação de projeto para investidores e liderança. Serão aproximadamente 30 vagas por oficina. As palestras serão abertas para toda a comunidade.

Público-alvo

O projeto vai atender artistas, produtores e técnicos que atuam como profissionais autônomos ou em coletivos; microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que atuam ou desejam atuar nos setores criativos; cooperativas, ONGs e entidades de classe que atuam nos setores criativos; empresas distribuidoras de produtos criativos; e gestores públicos da área de cultura e desenvolvimento territorial.

Programação

Palestras: Aberta ao público

24/09 - quinta-feira - 19h às 21h

Criativo e Empreendedor: Um papo sobre liderança: descubra quem são as pessoas com a capacidade de mudar o mundo.

25/09 - sexta-feira - 19h às 21h

Fazendo Acontecer (Novas Formas de Financiamento): Saiba como realizar um projeto através do financiamento coletivo e onde estão os investidores interessados em ideias criativas. 

Oficinas - Formação certificada (30 vagas)

25/09 - sexta-feira - 9h às 18h com intervalo das 13h às 14h

Manhã: Empreendedorismo Criativo I: Aprenda os primeiros passos para transformar uma ideia em empreendimento.

Tarde: Empreendedorismo Criativo II: Faça seu primeiro plano de negócios.

26/09 - sábado – 9h às 18h com intervalo das 13h às 14h

Manhã - Bendita Planilha (Gestão Financeira): Conheça a alma financeira do seu negócio e os termos mais utilizados na área contábil. 

Tarde - Apresentação Show (técnicas de pitching): Descubra as melhores técnicas e linguagens de apresentação do seu negócio para investidores.

Local das atividades

SESI Toledo - Rua do Cedro, 873 – Vila Operária.
Telefone: (45) 3379-6100/ (45) 3254-1269

Inscrições para as oficinas

A partir do dia 10 de agosto na Secretaria Municipal de Cultura/Casa da Cultura
Rua XV de Novembro, 1.638 – Praça da Cultura “Dr. Wilson Carlos Kuhn” – Jardim La Salle
Telefone: (45) 3378-8713

Lançamento 

O lançamento oficial da Incubadora Paraná Criativo, com a presença do Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, será no dia 21 de agosto, em Maringá, durante o I Encontro de Economia Criativa do Paraná, evento que integra as ações da Incubadora nesta 1ª etapa de atividades. Estão previstos também três Encontros de Economia Criativa, em Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, com a presença de palestrantes especialistas no assunto, de reconhecimento internacional.

Sem nome %281144 x 250 px%29