1144x150 %284%29

DESENVOLVIMENTO

Toledo vai propor câmara técnica na área do desenvolvimento social ao Programa Oeste em Desenvolvimento

O prefeito Beto Lunitti e secretários participaram do Fórum de Desenvolvimento do Território do Oeste e reafirmam o compromisso de Toledo com o desenvolvimento complementar. O prefeito destacou a importância do trabalho realizado no Programa Oeste em Desenvolvimento, mas apontou a necessidade de ampliar as câmaras técnicas para áreas sociais. Beto Lunitti disse que apresentará a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, um documento com sugestões de câmaras que possam estudar eventos como evasão escolar, saúde, assistência social, cultura e renda.

27/08/2015 - 18:29


O Fórum que aconteceu em Cascavel teve por objetivo reunir empresários e lideranças políticas para sensibilizá-los para o potencial do Oeste. Na oportunidade foi apresentado diagnóstico econômico da região. “O encontro nos mostrou aquilo que foi feito até o momento na discussão sobre o desenvolvimento do oeste. Este trabalho é muito importante e faz parte de um conjunto de interesses em comum que o oeste tem através da organização de suas instituições, cooperativas, empresas - questões muito importantes para a estruturação do desenvolvimento econômico”, destacou o prefeito.

Para Beto Lunitti o trabalho apresentado enfatizou os estudos das câmaras técnicas que trataram da questão econômica. “O diagnostico apresentado contempla, em especial, a cadeia produtiva da agropecuária, frango, suínos, peixes, bacia leiteira e energias renováveis, isso é muito bom e estruturante. Mas Toledo tem uma visão de que o desenvolvimento da economia passa também pelo desenvolvimento social”.

Na avaliação do prefeito é necessário que se constitua câmaras técnicas para discutir as questões sociais, pois o desenvolvimento econômico é integral.  “Sei que alguns pontos acabam cruzando dentro das câmaras já constituídas, e ainda, há avanços importantes como, a integração do conhecimento gerado nas universidades com o setor produtivo, mas há gargalos fundamentais para conquistarmos um desenvolvimento integral e complementar da nossa região, que precisam de uma atenção especial”.

O prefeito defende que o trabalho realizado até o momento é importante, mas pontua que é preciso ampliar. “Toledo é partícipe do Programa e faremos todos os esforços para que ele prospere, porque a região Oeste precisa deste estudo que aponta caminhos, mas do ponto de vista do desenvolvimento pleno precisamos construir realmente um espaço, neste país, que aponte caminhos para construirmos o desenvolvimento econômico na perspectiva do equilíbrio social. Não há efetivamente desenvolvimento em qualquer parte do mundo que trate apenas do econômico, a gente precisa equilibrar com as políticas humanas, que é isso que dá energia para que o econômico cresça”, explicou Lunitti.

O município de Toledo irá apresentar à AMOP um documento pedindo que a entidade defenda no Programa a constituição de Câmaras técnicas na área humana. “No Plano Diretor de Toledo constituímos sete eixos temáticos para atender a este conceito de desenvolvimento integral. As coordenações são de desenvolvimento econômico; saúde; educação cultura; esportes e lazer; desenvolvimento social; urbanismo e meio ambiente. E queremos propor isso para o Programa e vamos orientar nossos técnicos que proponham esta reflexão para o grupo de trabalho”.

Sem nome %281144 x 250 px%29