Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Toledo sedia competição estadual de Kung-Fu neste mês

A Associação He.Loong.Chuan de Kung-Fu Dragão Negro, de Toledo, e a Liga Paranaense de Kung-Fu, promovem a 1ª Copa Toledo/Lojas LM de Sanshou (Boxe Chinês), em Toledo, no dia 22 de maio de 2011, domingo. A competição reunirá entidades e atletas de diferentes categorias e diversas regiões do Estado e acontecerá no Ginásio de Esportes do Colégio La Salle, com acessos pelas Ruas Guarani e Independência, no Jardim La Salle, próximo ao Parque Ecológico Diva Paim Barth.

01/05/2011 - 09:59


Conforme o professor Genílson Bagli, coordenador do evento, serão de 60 a 70 competidores, masculinos e femininos, divididos entre iniciantes e avançados, estes com mais de dois anos de treinamentos, das categorias infanto-juvenil, de 12 a 14 anos;  juvenil, de 15 a 17 anos; e adulta, acima de 18 anos, com disputas entre atletas de 10 pesos diferentes.

 

A programação será aberta às 8h com a pesagem dos atletas inscritos, prosseguindo às 10h com abertura oficial e desfile de delegações, às 10h30 com o início das competições, às 14h com a retomada das disputas e às 18h30 com o encerramento do evento. 

 

 

Escola Dragão Negro

A associação integra a Escola de Kung-Fu Dragão Negro, implantada em Toledo em 1992, com sede na Rua Uruguai, no Jardim Gisela. A instituição iniciou atividades com participação da Família Bagli, mas não demorou a chamar a atenção de pessoas interessadas em aprender e praticar as artes marciais, recebendo desde então muitos novos alunos e amigos.

Os alunos que treinam e praticam modalidades de artes marciais regularmente em sua sede hoje somam cerca de 50 atletas, de ambos os sexos e diversas idades. A Escola de Kung-Fu Dragão Negro foi criada em Foz do Iguaçu em 1985, por iniciativa do mestre Roderjan Oliveira Meireles, onde mantém sua sede e desenvolve cursos e treinamentos.

A Associação He.Loong.Chuan de Kung-Fu Dragão Negro de Toledo foi criada em 2004, com finalidade de divulgar a modalidade, organizar competições e participar de eventos oficiais, no Paraná, País e exterior. A entidade não tem fins lucrativos, é filiada à Liga Paranaense de Kung-Fu e tem como principais objetivos ensinar, difundir e praticar o Kung-Fu, uma arte marcial de origem chinesa.

Na entidade, alunos e atletas participam de exercícios, treinos e disputas, praticando a modalidade em aulas e encontros durante a semana, como também estudam a parte histórica da arte e da cultura oriental. O Kung-Fu é uma das principais modalidades esportivas da China.

 

Nome de Toledo

Nos últimos anos, a escola vem participando de vários eventos e campeonatos em diversas cidades do Paraná e outros Estados, destacando o preparo e talento de seus atletas e o nome do município de Toledo.

Entre essas competições e eventos, estão disputas de nível internacional, nacional, estadual e regional. No Campeonato Brasileiro o destaque tem sido tão grande que quatro de seus alunos hoje representam Toledo na seleção nacional da modalidade.

Nos níveis sul-americano, pan-americano e do Mercosul, a escola vem participando com destaque semelhante de diversas competições em  países vizinhos, onde seus atletas enfrentam adversários de renome. Os atletas toledanos vêm se destacando da mesma forma no Campeonato Paranaense e Copa Paraná e a escola consolidando seu prestígio na organização e realização de eventos esportivos.

Em julho de 2010, a escola sediou o 3º Campeonato Paranaense de Kung-Fu, da Liga Paranaense de Kung- Fu, contando com cerca de 100 atletas de diversas cidades do Estado, incluindo Curitiba.

 

Novos eventos

Para este ano de 2011, planeja a participação em diversos e importantes eventos dos níveis regional, estadual, interestadual e internacional, no País e exterior. O calendário prevê disputas na cidade de Foz do Iguaçu, em junho e julho, e na cidade de Bernardo Yrigoen, na Província de Missiones, na Argentina, onde será realizada a Copa Mercosul de Kung-Fu, no mês de julho.

Também em julho, deverá acontecer mais uma edição do Campeonato Paranaense da modalidade, em Foz do Iguaçu. Já no mês de agosto está prevista competição interestadual em Amambay, no Mato Grosso do Sul. Para setembro está agendado Mega Festival de Kung-Fu também em Foz do Iguaçu.

O campeonato brasileiro da modalidade está previsto para o mês de agosto em Minas Gerais e será disputado por atletas de todo o País. Em São Paulo, no mês de novembro, acontecerá a disputa do 9° Campeonato Internacional, com participação de competidores de vários países.

O encerramento das atividades da escola e da associação, em nível de Toledo, acontecerá no mês de dezembro, com a realização de exames de graduação entre atletas de todas as categorias, finalização do ano letivo e confraternização de dirigentes, alunos e familiares. Mais informações podem ser obtidas com o professor Genílson, pelos telefones 45 9125-1071/9905-7644 ou e-mail:> genilsonbagli@hotmail.com.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29