1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

GERAL

Prati-Donaduzzi e SESI celebram projeto Universo das Ciências

Durante 30 horas, divididas em dez encontros, são abordadas as disciplinas de química, física, matemática, biologia e processos industriais

31/08/2015 - 16:59


O Serviço Social da Indústria e a Prati-Donaduzzi celebraram em evento no dia 27 de agosto os bons resultados obtidos com o projeto Universo das Ciências, realizado através do Edital SENAI-SESI de Inovação 2013. Com aulas voltadas a estudantes do ensino fundamental da rede pública e privada de educação do município de Toledo, o Universo das Ciências tem o objetivo de proporcionar o interesse e conhecimento científico. Durante 30 horas, divididas em dez encontros, são abordadas as disciplinas de química, física, matemática, biologia e processos industriais.

Segundo a gerente do SESI em Toledo, Cassia Rita S. Schaedler, a iniciativa reflete a solidez e a inovação da parceria. “A Prati é uma empresa que preza pela inovação, pelo desenvolvimento das pessoas e está sempre aberta à parcerias. O Universo das Ciências foi uma experiência muito especial, uma combinação perfeita de boas ideias”, destaca.

O laboratório para realização das aulas, localizado na estrutura da Prati-Donaduzzi, foi pensado para proporcionar o ensino com base na participação dos estudantes e na execução de atividades práticas. Para a Gestora de Projetos de Articulação Estratégica e Inovação Social do SESI, Daniele Farfus, o projeto como um todo, desde seu objetivo até a estrutura oferecida, proporciona a formação de pessoas com qualidade. “Conheci a Prati-Donaduzzi em 2013 e fiquei encantada com a visão empreendedora em prol da comunidade e do empoderamento das pessoas através da educação”, ressalta.

Continuidade

O encerramento da parceria cumpre as determinações do Edital, que possui início e fim, mas, segundo o diretor de Desenvolvimento de Pessoas e TI da Prati-Donaduzzi, Carlos Rosa, o projeto continuará e será expandido para atender um número ainda maior de estudantes. “O Universo das Ciências é um programa que foge dos padrões, pois busca despertar o interesse prático pela pesquisa. A partir de agora torna-se um programa que continuará em parceria com a Prefeitura Municipal de Toledo, através da Secretaria de Educação, e vai ampliar sua rede de atendimento”, declara.

Carlos também destacou a excelente aceitação em relação ao projeto. “Sem a parceria com o SESI não teríamos alcançado tamanho sucesso e visibilidade, por isso, estamos abertos a continuar cultivando esta parceria nos atuais e novos projetos. Em nome da diretoria da Prati-Donaduzzi gostaria de agradecer ao SESI, ao SENAI, aos alunos e familiares que acreditaram na proposta e ao município de Toledo pela receptividade nas escolas”, finaliza.

A secretária de Educação de Toledo, Tania Elisete De Grandi, falou sobre a felicidade em poder realizar o Universo das Ciências em parceria com a Prati-Donaduzzi. “Havíamos expressado nossa vontade de ampliar o projeto juntamente com a Prati, principalmente pela proposta diferenciada que incentiva a observação e a análise, construindo uma forte base científica”, enfatiza.

“Engenhocas” e Manual

Os últimos três encontros são dedicados a elaboração de uma “engenhoca”, como forma de aplicar os conteúdos e conceitos aprendidos. Cinco grupos de alunos apresentaram suas invenções para os convidados do evento. Para Mercia Salome Rotta, mãe do aluno Elder Rotta de Oliveira, o projeto é a oportunidade para os estudantes ampliarem os conhecimentos. “O sentimento de ver o meu filho expondo o resultado do que aprendeu nas aulas é indescritível. Esta é uma oportunidade excelente para os alunos que querem ir além”, avalia.

No evento também foi lançado o Manual do Universo das Ciências, publicação prevista no Edital de Inovação e que visa o registro dos aprendizados e resultados, sendo uma ferramenta para que o projeto possa ser replicado em outras realidades.

Sem nome %281144 x 250 px%29