1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

Projeto de reforma administrativa será enviado à Câmara

O prefeito Beto Lunitti envia à Câmara Municipal, nesta semana, o Projeto de Lei de reforma administrativa. O projeto prevê a redução de Cargos em Comissão de primeiro escalão e a criação de cargos para servidores de carreira. Os novos cargos se destinam a atender a ampliação dos serviços públicos.  

28/09/2015 - 15:52


O prefeito Beto Lunitti lembra que o seu desejo era promover uma reforma mais ampla. “Sempre defendi a tese que deveríamos ter seis grandes secretarias, ou seja, uma estrutura mais enxuta visando à economia de recursos públicos, porém pedi estudos para que pudéssemos avaliar a relação entre econômica e eficácia desta medida”.
O resultado dos estudos não atendeu as expectativas almejadas, segundo o prefeito. “A economia que poderia gerar não era o suficiente diante do impacto que poderia gerar na condução das políticas públicas, por isso optamos em cortar alguns cargos políticos de primeiro escalão e manter a estrutura de atendimentos nas secretarias”.
Os cargos a serem cortados são vinculados ao gabinete do prefeito. “Vamos cortar as assessorias de governo, saúde e captação de recursos. As funções serão exercidas pelas pessoas que já estão tocando as pastas”.
Uma das pastas pensadas pelo gestor seria de Direitos Humanos que reuniria algumas das políticas humanas. “Vimos que correríamos o risco de não ter eficiência na aplicação das políticas e na gestão. Temos que ser responsáveis com as políticas públicas, porque elas influenciam diretamente a vida das pessoas e na gestão há diversos convênios com a união e estado que não podem ser prejudicados”.
A reforma administrativa tratará também de serviços públicos. “Nós vamos contratar servidores públicos paras áreas de educação, saúde e assistência social. O plano que prevê o número de vagas, por exemplo, de professores de Cmeis, mas estes cargos já foram ocupados e para abrir novos Centros de Educação Infantil, precisamos de uma lei que autorize esta ampliação dos serviços”.

Sem nome %281144 x 250 px%29