1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

DESENVOLVIMENTO

Toledo está entre as 30 melhores cidades do Brasil segundo pesquisa da Isto É/ Austin Rating

O resultado da pesquisa aponta Toledo como o 23º colocado no ranking Geral nas cidades de Porte Médio do país

30/09/2015 - 18:38


A Revista Isto É em parceria com a Austin Rating realizou uma pesquisa intitulada “As Melhores Cidades do Brasil”. O objetivo era demonstrar o ranking dos municípios de pequeno, médio e grande porte avaliados de acordo com quatro pilares fundamentais: indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais. No ranking geral em cidades de Porte Médio, Toledo ficou na 23ª colocação entre os 475 municípios dessa mesma categoria.

A pesquisa é uma iniciativa inédita e levou em consideração os avanços que os municípios sofreram nas duas últimas décadas. Considerando que atualmente mais de 80% dos brasileiros moram em áreas urbanas, a revista chegou a conclusão óbvia de que o Brasil, para se tornar uma nação realmente desenvolvida, terá que tornar os seus centros urbanos lugares melhores para se viver.

As duas parceiras prepararam o mais abrangente levantamento do nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. O estudo utilizou mais de 500 indicadores de diferentes fontes para mapear onde estão as melhores práticas de gestão. Como foi concebido a partir de dados oficiais, o prêmio é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do País.

Ranking

Ao ser comparado com os municípios do Brasil inteiro, Toledo figurou no ranking Geral em cidades de Porte Médio com a 23ª colocação. No Ranking “Indicadores Fiscais – Capacidade de Arrecadação” obteve o 38º lugar. No Ranking “Indicadores Fiscais – Execução do Orçamento”, 47º lugar. O Município conquistou a 17ª colocação no Rankig “Indicadores Econômicos – Mercado de Trabalho”. Além disso, outras duas colocações foram obtidas, no Ranking “Indicadores Sociais – Geral”, 30º posição e no Ranking “Indicadores Sociais – Educação”, com a 39ª colocação.

Dos 5.565 municípios, 133 são de porte grande, 475 municípios são de porte médio e 4.957 são de porte pequeno. No Paraná, 8 municípios estão enquadrados como de grande porte, 24 médios e 367 pequenos. A análise dos dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa e levou em consideração a evolução de indicadores no período de dez anos, compreendido entre 2004 e 2014. Para estabelecer o Ranking, a revista avaliou as contas dos 5.565 municípios. Foram utilizados os relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las.

O prefeito Beto Lunitti recebeu a notícia com muita alegria, principalmente pelo fato de que apenas nos dois últimos anos avaliados pela pesquisa é que a posição econômica, fiscal e financeira do município avançou. “Nosso desempenho nos dois últimos anos da pesquisa contribuíram significativamente para que Toledo obtivesse essa posição no ranking nacional dos municípios de médio porte”, disse Beto Lunitti.

Para exemplificar a situação, o prefeito lembrou que o Valor Adicionado para fins de retorno de ICMS cresceu entre 2005 a 2012 a uma média de 1% ao ano para o município, já em 2013 e 2014 o VA cresceu a uma taxa de 7% ao ano. “Isso quer dizer que Toledo está no rumo certo entre as melhores cidades do Brasil e que tem potencial para se desenvolver ainda mais. Nosso objetivo sempre foi promover ações que resultem no desenvolvimento do município e na felicidade das pessoas que aqui vivem e que por aqui passam”, destacou Beto.

Beto disse ainda que “os avanços proporcionados pela gestão e pelos programas de governo, além do empenho de toda a equipe, do setor produtivo e do ambiente favorável para os investimentos criados pelo Governo Municipal possibilitaram que nós saíssemos do 49º lugar nacional das melhores cidades para se investir, em outra pesquisa realizada nacionalmente pela Revista Exame o ano passado, para a 23ª colocação das Melhores Cidades do Brasil”, lembrou o prefeito.

Segundo o secretário da Fazenda de Toledo, Neuroci Antonio Frizzo, esse ranking está mostrando a seriedade na gestão do recurso público realizado pelo Município de Toledo. “Esses números representam a pujança de Toledo e região e demonstra também que a gestão pública de Toledo é muito eficiente. As nossas ações só vêm a contribuir para que esse 23º lugar aconteça. Toledo tem adotado uma política fiscal rígida no gasto público, onde só gastamos quando já temos o recurso disponível no caixa”.

Frizzo chama a atenção para os itens avaliados. A maioria deles está ligados diretamente às ações do poder público. “Quando analisam a qualidade de vida, não necessariamente tem fatores ligados ao poder público, mas os outros índices, como os fiscais, os de educação, econômicos e sociais, estão diretamente ligados a gestão pública”, argumenta Frizzo. Questionado se, baseado nesses resultados, Toledo é uma cidade boa para se viver e para se investir, Frizzo respondeu afirmativamente. “Isso quer dizer que Toledo é uma cidade com qualidade de vida e com perspectivas de crescimento e desenvolvimento”.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, José Augusto de Souza, reforçou a afirmação e acrescentou que Toledo mantêm uma empregabilidade de 33% a 34% da população economicamente ativa, enquanto no Estado essa média é na faixa de 24%. Segundo ele, alguns municípios da região a empregabilidade é menor de 15%.  “Devido as grandes empresas aqui instaladas, comércio pujante e prestação de serviços bastante diversificada, você tem em Toledo a segurança de desenvolver sua atividade econômica com várias opções para que esse trabalho se concretize”, afirmou José Augusto.

“Temos uma atividade rural bastante diversificada. Isso quer dizer que mesmo que alguma delas não esteja tão boa, as demais ao longo do tempo se complementam e dão uma boa sustentação ao ambiente urbano e rural. É por isso que Toledo se diferencia dos demais”. Para o secretário de Desenvolvimento, as perspectivas hoje são muito positivas, pois o município está se tornando um pólo universitário bastante diversificado na área de saúde, de humanas e de exatas. “Isso atrai cada vez mais alunos, estudantes, professores e investidores desses setores. As federais, por exemplo, vão trazer um diferencial para essa nova vertente de desenvolvimento do município”.

Ele explica que essas ações de desenvolvimento econômico, social, rural, universitária, estão crescendo de maneira consistente e já produzem resultados nas atividades comerciais. “O município está crescendo na oferta do ensino e isso vai atrair muita gente que vai contribuir para a continuidade desse crescimento e desenvolvimento”, frisa.

José Augusto acredita que o desenvolvimento industrial irá se consolidar, dado a nova forma que o município está vendo essa atividade, que hoje já é a maior do Oeste do Estado. As unidades de processamento de pescado e do setor do agronegócio que estão se instalando no município, bem como os setores de metalmecânica ocuparão espaços importantes nos parques industriais que estão sendo implantados em Toledo.

“Estas são algumas das frentes que consolidam esses números apresentados pela pesquisa. Esse é um resultado a se comemorar. Essa posição no ranking nacional qualifica Toledo como um ótimo lugar para investimentos e nós teremos que continuar investindo para que esses números continuem favoráveis para o desenvolvimento do município”, complementa o secretário.

 

Da Assessoria. Colaboração: Luiz Fernando Sá/Revista Isto É

Sem nome %281144 x 250 px%29