1144x150 %284%29

CULTURA

Museu Histórico Willy Barth abre as portas da nova sede

O evento reuniu autoridades, organizadores, artistas e a população local

02/10/2015 - 17:16


Momento de reconhecimento, entusiasmo e emoção, assim se descreve a inauguração da nova sede do Museu Histórico Willy Barth, realizada na terça-feira (01). O local recebeu autoridades, artistas, organizadores e população em geral que conferiram as atrações da noite, como exposições artísticas e apresentação da Orquestra da Câmara de Toledo e Orquestra de Violões de Toledo. Com 1.085,80 metros de área construída, a nova casa das memórias toledanas fica localizada na Rua Guarani, na Vila Becker, próximo ao futuro Hospital Regional.

Com sorriso no rosto e lágrimas nos olhos, a coordenadora do Museu, Rejane Rauber relatou emocionada o significado desse momento tão esperado. “Esta data é muito especial, pois passamos um longo período de luta e trabalho para que isso se realizasse. É importante lembrar que hoje o nosso acervo está seguro e conservado. Vamos manter a história do município e dos pioneiros, vamos continuar com a preservação dessa história, fazer esse trabalho com muita força e garra”.

Rejane disse ainda que o Museu representa para ela a história dos nossos pioneiros e do município. “Cada peça que tem aqui, cada fotografia tem na bagagem um acontecimento que colaborou com o que temos hoje. Eu, juntamente com a minha equipe estamos muito felizes e não podemos deixar de agradecer a todos que nos ajudaram e tornaram esse sonho uma realidade. Hoje, olhando para tudo isso eu posso dizer que nós conseguimos, mas não conseguimos sozinhos, é uma vitória de todos”, celebrou a coordenadora.

Para a secretária responsável pela Cultura em Toledo, Rosselane Giordani, a inauguração de uma nova sede do Museu Histórico Willy Barth representa muito mais que um local para se guardar documentos e peças históricas. “Eu me lembro, bem pequena ainda, dos meus avós, do meu nono, minha nona, contando dos caminhões chegando, do Padre (Antônio) Patuí contando a história. E essa memória é muito forte no meu coração. Por isso eu acredito que hoje, nós estarmos aqui pra celebrar a casa nova da memória da nossa cidade, dos nossos pioneiros, dessas pessoas que lutaram pra construir nosso município e algumas ainda estão aqui e continuam construindo dia a dia”.

Rosselane acrescentou que os servidores e profissionais ligados à educação sabem o quanto é importante reafirmar o valor da história para os alunos e mostrar que não existe futuro se preserver a nossa história. “Mantermos aquilo que nós somos e de onde viemos. Então, nós da Secretaria de Cultura fazemos um agradecimento muito especial a todos os servidores da Secretaria de Educação, que trabalharam duramente para que esse sonho fosse concretizado. Hoje, mais um capítulo da história de Toledo está escrito. A cultura de município tem agora a sua casa nova definitivamente, para receber a todos, para conhecer um pouco do que Toledo foi e projetar o que Toledo será no futuro. Memória e patrimônio são predominantes para que isso aconteça”, concluiu.

Enquanto conversava com os presentes, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, disse que o desejo do Governo Municipal é de que esta alteração de endereço também sirva como forma motivadora para que as pessoas que moram em Toledo e na região, bem como visitantes de outras localidades possam sentir-se atraídos para conhecer esta história. “Certamente no contexto da arquitetura, espero que atenda a expectativa dessa comunidade. O papel público sob o ponto de vista da estruturação de ambientes para o fortalecimento em todos os aspectos, nesse caso falando, cultural, histórico, está se cumprindo. Esperamos que o povo venha conhecer essa belíssima história deste povo, que tanto tem a oferecer para o país, e ao estado do Paraná”, declarou. Beto disse ainda que “quando se fala dos museus é justamente isso, propiciar uma viagem ao passado pelas gerações futuras, sempre produzindo boas ações.

O atual prédio inclui hall de entrada, salão de exposições, sala para projeção e reuniões, dependências administrativas, reserva técnica do acervo e documentos impressos, sanitários entre outras estruturas, como estacionamento para veículos e ônibus. “É uma estrutura que demonstra o zelo que temos com nossa história”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Dorfschmidt.

Pioneiros presentes

Várias famílias pioneiras estavam presentes na entrega do novo espaço, entre elas representantes da família Barth. A filha do pioneiro Willy Barth, que dá nome ao Museu, Maria Bernardete Barth, falou em nome dos familiares e agradeceu todo o cuidado com que foram tratadas as nuances da mudança e o acervo histórico que hoje conta com mais de 13 mil peças catalogadas. “É uma bela obra arquitetônica, que foi tratada com todo o cuidado pelo poder público e pelos servidores. Parabéns aos envolvidos, ao prefeito Beto Lunitti e a secretária Rosselane Giordani”, concluiu.

Novidade

O horário de atendimento do Museu permanecerá o mesmo, das 08h às 11h45 e das 13h30 às 17h30. Porém, como forma de facilitar e ampliar o acesso da população, a partir do mês de novembro o Museu passará a funcionar também no primeiro sábado de cada mês, das 14h às 18h.

Exposições no local

Exposição “Toledo... Sonho realizado e concretizado por desbravadores, uma sociedade sustentável, caminhando para o futuro”

Exposição ‘Ontem e Hoje: Olhares sobre a Cidade’ da Artista Plástica Edy Braun

Exposição ‘Projeto Faces’ do Artista Eduardo Olmedo

Exposição ‘Quando ficar sem chão VOE’ do Artista Eduardo Bittencourt

Exposição ‘Estudos: Traços e tintas’ do Artista Ibanez Duarte

Exposição ‘Museus e Memórias Indígenas’, atividade integrante da 9ª Primavera dos Museus.

Histórico

O museu público de Toledo foi criado pela Lei Municipal nº 834, de 23 de agosto de 1976, sancionada pelo Prefeito Wilson Carlos Kuhn. No mês seguinte, pela Lei Nº 844 de 29 de setembro, passou a ser denominado Museu Histórico Willy Barth em homenagem ao pioneiro, colonizador, prefeito de Toledo e na época maior liderança no Oeste do Paraná, falecido repentinamente em 02 de abril de 1962. Embora criado e nomeado oficialmente, o museu só foi instalado em 1984, em uma sala na Casa da Cultura. Está vinculado à Secretaria de Cultura e tem como missão principal resgatar, preservar e divulgar a Memória e Histórica do Município de Toledo e região.

O Museu oferece exposições permanentes, temporárias e itinerantes. Entre outras ações educativas destacam-se a parceria com a Secretaria de Educação no Programa Conhecendo Toledo, bem como, inúmeras outras parcerias realizadas com secretarias e comunidades. Além disso faz um trabalho em parceria com a Rádio Guaçu, onde levam os pioneiros para contar um pouco da sua história, da vinda à Toledo, no terceiro sábado de cada mês. Possui acervo documental com jornais, revistas, mapas, setor de imagem e som (entrevistas), o qual tem atraído pesquisadores, como fonte de consulta para elaboração de trabalhos escolares, monografias, dissertações e divulgação da memória histórica.

Segundo a coordenadora do Museu Histórico Willy Barth, a estrutura foi dividida em dois pavimentos e conta com plataforma elevatória que permite acesso ao segundo andar. “No piso térreo acontecerão às exposições temporárias, de artistas locais e regionais, obras de outros municípios ou via intercâmbio com outros museus. Já no primeiro piso continuará o trabalho de preservação histórica do município”, detalhou Rejane Rauber.

Sem nome %281144 x 250 px%29