1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Corpo de Bombeiros apresenta Campanha de Prevenção de Acidentes Infantis

Os dados em relação ao índice de ocorrências tendo crianças como vítimas são preocupantes

08/10/2015 - 18:44


No dia em que o Corpo de Bombeiros do Paraná comemorou 103 anos, o maior presente quem recebeu foram os cidadãos toledanos. Em uma cerimônia no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, o Subgrupamento de Bombeiros de Toledo lançou a Campanha de Prevenção de Acidentes Infantis. O ato, realizado na quinta-feira (08), contou com a presença de autoridades civis e militares, comunidade e imprensa e também homenageou os bombeiros militares.

Os dados em relação ao índice de ocorrências tendo crianças como vítimas são preocupantes. Em todo o Paraná, apenas neste ano, foram registradas 5.717 situações envolvendo indivíduos de 0 a 14 anos. Algumas situações chamam mais a atenção como a obstrução de vias aéreas (engasgamento), com 191 atendimentos; queimaduras, com 52 registros; ferimentos com objetos cortantes, com 115 ocorrências; quedas de plano elevado e de mesmo nível, com 1.508 chamados; e 2.790 crianças envolvidas em acidentes de trânsito.

A grande incidência de solicitações de socorro relacionado a chamados envolvendo crianças na Central do Corpo de Bombeiros de Toledo e os números registrados em todo o Paraná preocupam a corporação. “Cumprindo nosso papel de prevenir e, quando necessário, remediar, nós buscamos o apoio dos diversos setores, públicos e privados, para nos apoiar na produção de materiais com orientações sobre o risco dos acidentes envolvendo crianças e explicações básicas de como se pode auxiliar nestas situações”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros em Toledo, capitão Luis Eduardo Zarpellon.

A intenção com a campanha é evitar os acidentes, mas também demonstrar formas para que pais, professores e outros agentes que atuam com o público infantil possam auxiliar nos primeiros socorros minimizando os danos. A secretária de Educação Tania de Grandi afirmou a necessidade destas orientações contribuem para o trabalho de professores, coordenadores e demais profissionais de escolas e centros municipais de educação infantil. “Em casos como os que nos foram mostrados aqui, envolvendo quedas, cortes e engasgamentos, o nosso primeiro sentimento é o desespero. Se estivermos preparados para estas ocorrências, devidamente orientados, podemos, ainda no ambiente escolar, prestar o primeiro atendimento”. Tania ainda parabenizou a corporação pelo envolvimento com a comunidade.

Este suporte empolgou os servidores municipais da Secretaria de Saúde desde o momento em que foi apresentado, pois vem ao encontro das metas de prevenção do setor. “Queremos nossas crianças crescendo saudáveis. Foi por isso que começamos o nosso trabalho. Temos recursos para ajudar, mesmo que não foi este o pedido do Capitão (Zarpellon), ele queria o suporte para a distribuição, e vamos fazer o que for possível diante da grandeza desta ação”, disse a secretária de Saúde Denise Campos acrescentando que a meta da pasta é manter as crianças saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. “Enquanto eu estiver na Secretaria de Saúde nós continuaremos com este trabalho dentro dos nossas unidades básicas de saúde e da casa hospitalar de referência, além da Unidade de Pronto Atendimento”.

 

“Só quem passou por esta situação sabe o quanto é importante este trabalho”, disse o vice-prefeito Adelar Holsbach, que no ato representou o prefeito Beto Lunitti que está em viagem. “Quando minha filha ainda era pequena ela se engasgou e me lembrei das orientações que tivemos enquanto eu ainda era vereador e passamos por um treinamento. Isso salvou a vida da minha filha”, disse emocionado. Pelanka mencionou ainda a situação vivida há poucos dias pela Guarda Municipal que apoiou uma família com uma criança em situação de risco. “São pessoas valorosas, que assumem seu papel no atendimento da população. Parabéns aos bombeiros e demais servidores que no cumprimento do seu dever salvam vidas”, disse.

Ao final da cerimônia, o capitão Zarpellon agradeceu aos diversos setores que apoiam a campanha, entre eles a Prefeitura de Toledo, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), RIC TV, Rotary e de mais pessoas que deram suporte à campanha.

Homenagem

Um momento que emocionou aos presentes na cerimônia foi o relato dos pais do pequeno Miguel Tondato, Gislaine e Fernando. Com 47 dias de vida, a criança se engasgou após ser amamentado. Os pais ligaram para o 193 e foram atendidos pelo bombeiro José Alves de Souza, que orientou os primeiros socorros e salvou a vida do bebê. Presente no evento, o bombeiro que atualmente é da reserva, foi surpreendido com a homenagem.

“A minha esposa havia amamentado o Miguel e percebeu que ele havia dado duas tossidas, quando percebemos, ele já estava sem reação”, explicou Fernando. Pelo telefone José Alves de Souza explicou qual o procedimento necessário e logo pode ouvir o choro do bebê. “Mesmo após o atendimento telefônico, eles encaminharam uma viatura e só saíram do nosso lado quando o Miguel já estava sob os cuidados de uma pediatra no Mini Hospital. Foram anjos em nossas vidas”, disse Gislaine.

Também foram reconhecidas e receberam o certificado de ‘amigo do Corpo de Bombeiros’ as pessoas que trabalharam como atores nos quatro vídeos educativos que serão utilizados na campanha.

Sem nome %281144 x 250 px%29