1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Toledo vai ganhar núcleo de treinamento de Ginástica Artística

Toledo vai receber um núcleo de treinamento de ginástica artística. A proposta foi discutida nesta quinta-feira (05), em Toledo, durante uma reunião do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, com a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Vicélia Florenzano, que apresentou a proposta e obteve do prefeito a confirmação do interesse.

05/05/2011 - 14:06


O projeto, que está sendo discutido pela entidade com o Ministério do Esporte, prevê a implantação, até 2016, de 32 núcleos de base de treinamento e seis centros de treinamento em todo o estado, abrangendo um total de 7.200 atletas. Os centros exigem estrutura física e de equipamentos mais avançados para treinamentos. Neste ano serão implantados seis no estado, um deles em Toledo, com uma capacidade maior, tendo em vista o trabalho e a experiência de Toledo na modalidade. A previsão é de que a unidade de Toledo seja entregue em agosto deste ano.
“O núcleo de treinamento de Toledo receberá um investimento de R$ 90 mil em equipamentos, enquanto os cinco outros do estado, R$ 60 mil cada. Dentro de dois anos, vamos implantar um centro de treinamento, de acordo com o cronograma pré-definido, permitindo um atendimento mais especializado aos atletas de rendimento”, explica a presidente de Federação Paranaense de Ginástica. O projeto maior para Toledo deve-se ao trabalho já iniciado no município, que desde julho de 2008 conta com escolinha de GA e cerca de 20 alunos participando de uma equipe de rendimento, além da possibilidade de atender outros talentos identificados em cidades próximas.
A proposta foi apresentada hoje ao prefeito, em reunião com a participação de parceiros do projeto, Associação Toledana de GR, o secretário municipal de Esportes, Mauro Maiorki, entre outros secretários municipais. O prefeito apoiou a iniciativa e disse que o município fará os investimentos necessários para viabilizar a implantação da base de treinamento de ginástica, dando sequência há um trabalho iniciado há três anos no campus da Unipar. Na parceria, a prefeitura assume as despesas com a contratação de quatro monitores, compra de uniforme e apoio à participação em eventos e festivais de ginástica. Para isso, pais dos alunos do projeto deverão organizar-se para a formação de uma associação, permitindo assim o repasse de recursos pela administração municipal, a exemplo do que ocorre em outras modalidades esportivas no município. Segundo o prefeito, o volume de recursos que será repassado para viabilizar a implantação do núcleo de treinamento é pequeno em relação ao benefício, com a possibilidade da formação de novos atletas e do desenvolvimento de hábitos saudáveis através do esporte.
Ele aproveitou a oportunidade para pedir o apoio da Federação a obtenção junto ao Ministério dos Esportes de recursos para a compra de tapetes oficiais para o novo centro de treinamento de GR, junto ao Complexo Esportivo 14 de Dezembro. A obra está na fase final e o município quer iniciar em breve a utilização deste espaço. O local, juntamente com outros espaços esportivos do município, foi credenciado junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para aclimatação de atletas visando os Jogos Olímpicos de 2016.
A presidente da Federação Paranaense de Ginástica também ficou satisfeita com os contatos que fez no município. Conforme ela, o prefeito confirmou a parceria, como ela já esperava, pelo histórico do município de incentivo ao esporte. Ela destacou o trabalho já desenvolvido em Toledo na Ginástica Rítmica, que tem hoje resultados excelentes e atletas integrando a seleção brasileira. Ela espera o mesmo na modalidade de Ginástica Artística nos próximos anos. “Temos com o que nos espelhar. O trabalho feito na GR serve de exemplo e queremos seguir este caminho na ginástica artística”, disse ela. Hoje, através de uma parceria entre a prefeitura de Toledo, Sadia e Sesi cerca de 1,5 mil crianças participam do projeto e entre elas são selecionadas talentos que fazem parte da equipe de rendimento e participam de treinamentos mais intensivos, preparando-se para competições nacionais e internacionais. A intenção é fazer o mesmo com a GA, que conta atualmente com cerca de 100 crianças participando e uma equipe de rendimento formada por 20 alunos.
A presidente da Federação Paranaense de Ginástica também esteve com a direção da Universidade Paranaense (Unipar), para verificar o interesse desta em continuar participando do projeto e visitou as instalações do Centro de Treinamento de GR, que atende a equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi. Na GA a Unipar é uma das parceiras, cedendo instalações e parte dos equipamentos. O Sesi também participa e deverá continuar no projeto, com a cedência de um profissional da área de Educação Física. Caberá à Federação apoiar na formação dos professores, dando as orientações e assistência necessária para os treinamentos.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29