1144x150 %284%29

GERAL

Prati-Donaduzzi e UTFPR realizam workshop de Biotecnologia

Palestrantes renomados na área ministraram palestras para mais de 150 pessoas em Toledo

23/11/2015 - 17:05


Com o tema “Biotecnologia: a ciência do futuro”, a Prati-Donaduzzi e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Toledo) realizaram um workshop na última sexta-feira (20), voltado para professores, pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da indústria ligados às ciências da vida. Cerca de 150 pessoas participaram do evento que teve como finalidade apresentar e debater os avanços tecnológicos aplicados à saúde e integrar diversas áreas da biotecnologia com instituições de ensino e empresas da região.
A abertura do workshop ficou a cargo da diretora da Prati-Donaduzzi, Dra. Carmen Donaduzzi, que contou aos participantes a história da indústria farmacêutica em Toledo e a importância de compartilhar o conhecimento. “Se as pessoas tiverem a oportunidade de estudar, de trabalhar, de crescer e conseguirem compartilhar um pouquinho do que elas aprenderam com o próximo, acredito que nossa missão está cumprida”, destaca.
O evento contou com a presença de profissionais renomados e que apresentaram experiências e resultados obtidos por meio do uso da biotecnologia. Um dos destaques do workshop foi o pesquisador e presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman, que ministrou palestra sobre “Novos e eficientes tratamentos na área da saúde”. “Essa iniciativa traz à comunidade acadêmica de Toledo e região o que está sendo pesquisado, o caminho que eles podem seguir na área de biotecnologia e a repercussão que isso traz à sociedade. A biotecnologia faz parte da evolução do mundo, mas sempre com o objetivo de trazer bem-estar à população para que as pessoas vivam por mais tempo, mas com qualidade de vida”, explica.
O professor da faculdade de medicina e responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Câncer da PUCRS, Dyeison Antonow, destacou sobre a “Utilização de anticorpos no desenvolvimento de medicamentos contra o câncer”. “Nos últimos 30 anos a comunidade científica mundial aumentou muito, através da pesquisa, a sobrevida de pacientes com vários tipos de câncer. Este é o caminho mais ético e responsável para entender a doença e desenvolver novos medicamentos e diagnósticos”, frisa.
Já a assessora de assuntos regulatórios na Hemobrás, Laura Castanheira, falou sobre os “Aspectos regulatórios para medicamentos biológicos”. “O Brasil está dando os primeiros passos na área de biotecnologia e temos muita carência na formação de profissionais e até na troca de informações, de interação entre a indústria e a academia. É muito importante que todos os atores sejam reunidos para tratar esta questão e definir a estratégia correta, pois assim se consegue colocar, por exemplo, o produto no mercado de maneira mais rápida, econômica e também seguindo todos os parâmetros de qualidade, eficácia e segurança”, justifica.
Ministraram palestras também o professor Dr. Eduardo Bittencourt Sydney, da UTFPR – Campus Toledo, que falou sobre “Introdução à Biotecnologia”, e a Dra. Alessandra Cristine Novack Sydney, também da UTFPR, com o tema “Processos biotecnológicos em cosmetologia”.

Avaliação
O colaborador da Prati-Donaduzzi, Alexander Miranda, que atua na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, avalia de forma positiva a iniciativa da empresa em realizar o workshop. “Os processos tecnológicos são de grande importância no mundo inteiro e a Prati promovendo esse encontro fica muito mais perto da sociedade, humaniza os processos e valoriza a região em que está inserida. Nós começamos com palestrantes de alta qualidade e sentimos a necessidade de conhecimento na área de biotecnologia para atender as necessidades do dia a dia da população”.
Segundo a gestora de projetos da Prati-Donaduzzi e organizadora do workshop, Rubia Porsch, o objetivo da ação é fomentar um roteiro cultural voltado ao desenvolvimento científico no Oeste do Paraná. “Acreditamos que este workshop representa um incentivo ao estudo e à pesquisas no campo da biotecnologia. O ambiente de interação entre a comunidade acadêmica, renomados profissionais do mercado e empresas privadas afirmou a tendência de crescimento da biotecnologia em nossa região”, avalia.
Rubia também adiantou a realização de um próximo encontro. “Essa foi a primeira experiência e posso adiantar que o próximo evento terá com o tema principal o empreendedorismo”, revela.

Sem nome %281144 x 250 px%29