1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

700 alunos se formaram na 28ª turma do Proerd nesta terça-feira

Ação aconteceu no teatro Municipal e contribui com a formação cidadã do estudante

24/11/2015 - 18:27


“Na vida haverá pessoas que se dizem seus amigos e vão até te oferecer drogas. Elas vão dizer que é algo legal, mas como droga pode ser algo legal, se você não pode contar nem para o seu pai nem para a sua mãe?”

Nesta terça-feira (24) o Teatro Municipal foi palco para a formatura dos estudantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), da Polícia Militar (PM) e voltado para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. Cerca de 700 alunos de 19 Escolas Municipais participaram da solenidade, que também contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, do 19º Batalhão de Polícia Militar, Ministério Público (MP), instrutores, diretores das escolas e demais autoridades.

Na ocasião, alguns alunos realizaram a leitura de suas redações sobre o Proerd. Logo depois os alunos fizeram o juramento oficial do Programa e receberam os certificados. O evento foi conduzindo e animado pela banda da Polícia Militar, que tocou pela primeira vez em Toledo. Além disso, a fanfarra da Escola Municipal de São Luiz do Oeste também animou a formatura.

A secretária de Educação, Tania de Grandi, reportou que o Proerd proporciona às crianças a oportunidade de aprenderem ensinamentos importantes e que influenciarão diretamente no futuro delas. “É um Programa que traz resultados não apenas na escola, mas em toda a comunidade. Pois além da formação cidadã das crianças, os pais também acompanham as ações e muitos se tornam conscientes dos problemas que envolvem as drogas, junto com os filhos”, afirmou.

Para ampliar e melhorar o desenvolvimento do Proerd, o prefeito Beto Lunitti, juntamente com a Câmara de Vereadores e a Assessoria de Assuntos Comunitários, assinou uma ordem de licitação para a compra de um veículo no valor de R$ 45 mil. O carro foi obtido através do Orçamento Participativo e vai ajudar na locomoção dos agentes instrutores do Programa. “Este é um momento importante, pois muitos dos delegados do OP que aprovaram a decisão são professores. Isso demonstra que eles estão preocupados com o futuro da comunidade e que sempre sabem o melhor lugar para destinar os recursos públicos”, salientou o assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Apolinário. A licitação vai acontecer dia 08 de dezembro e a entrega do veículo está prevista para o início de 2016.

O 1° tenente do 19° Batalhão da PM, Pedro Augusto de Lima, agradeceu a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Toledo (SMED) pela parceria, o que resulta num bom desempenho do Proerd dentro do município. “Temos colhido bons frutos nos últimos anos. Essa é uma etapa vencida na vida e esperamos que estes alunos continuem a levar a vida longe das drogas e da violência, pois a vida é muito melhor sem elas”, comentou o tenente. O presidente da Câmara dos Vereadores, Ademar Dorfschmidt, ressaltou que é importante aprovar projetos que dêem mais qualidade a educação. “Nós sabemos da importância que o Proerd tem e que as crianças guardam o que aprendem. Longe das drogas nós seremos cidadãos de bem”, disse Ademar.

De acordo com o prefeito Beto Lunitti, um dos principais focos de sua gestão é o compromisso com a educação. “Parabéns aos alunos, a equipe da SMED e a todos os envolvidos com este Programa. É muito bom estar presente neste espaço favorável, de sabedoria e com a intenção de cuidar do futuro para que vivamos em uma sociedade fraterna e justa. Isso é algo transformador e emocionante. É uma ação concreta das instituições e suas pessoas”, finalizou.

No evento estiveram presentes as Escolas Municipais São Dimas, Princesa Isabel, Miguel Dewes, Reinaldo Arrosi, Orlando Luiz Basei, Washington Luiz, Carlos João Treis, Antônio Scain, São Pedro, Carlos Friederich, Osvaldo Cruz, Arsênio Heiss, Alberto Santos Dumont, Ari Arcássio Grossler, São Francisco de Assis, Walter Fontana, André Zenere, Anita Garibaldi e José Pedro Brum (CAIC).    

Histórico

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que as crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxílio para as crianças dizerem não às drogas e à violência. É dado ênfase especial em alcançar as crianças nos 5º anos do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal e permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação ao respeito às leis.

Os instrutores do Proerd são policiais fardados. Auxiliados pelo livro do estudante Proerd, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e dos pais que alcançam o programa na família. As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre família, escola e polícia.

Sem nome %281144 x 250 px%29