1144x150 %284%29

CULTURA

Com o espetáculo “A Pereira da Tia Miséria” Teatro Municipal comemora seus 16 anos

Nesta quinta-feira (26), o Teatro Municipal de Toledo comemora 16 anos. Para celebrar a data tão especial, a Secretaria de Cultura traz gratuitamente o espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”. A peça tem início às 20h e não será necessário retirar convites antecipados.

25/11/2015 - 16:52


Adaptação de um conto popular espanhol, "A Pereira da Tia Miséria" é o primeiro espetáculo do Núcleo Às de Paus, grupo de teatro de rua criado em Londrina em 2008. Em março deste ano a companhia fez a 70ª apresentação do espetáculo. A peça já percorreu diversos estados brasileiros e, no ano passado, recebeu o Troféu Gralha Azul, concedido pelo Governo do Paraná aos melhores do teatro estadual, nas categorias de melhor espetáculo, ator (Guilherme Kirchheim) e figurino.

Filho da Miséria, Fome saiu pelo mundo sem paradeiro e o público é convidado a aguardá-lo ao lado de sua mãe e outros personagens que se reúnem ao redor de uma pereira, única fonte de alimento para dois garotos que esperam a ausência de Tia Miséria para subir na árvore e roubar os seus frutos. Enquanto Fome não volta, Miséria não arreda o pé de perto da sua pereira, nem mesmo quando a Morte vem lhe visitar. A senhora idosa engana a Morte e decide viver para esperar o filho que nunca retorna e, por causa dele, o mundo padece.

O Teatro Municipal de Toledo

Considerado o maior do interior e o terceiro maior teatro do Paraná, com 2.974,18 metros de área construída, possui 1.022 poltronas distribuídas em dois planos, sendo 777 poltronas no setor de plateia e 245 no balcão e conta também com cadeiras para obesos e portadores de necessidades especiais. Possui um palco de 400 metros quadrados, estilo Italiano, camarins, salas de ensaios e outros espaços ocupados pela administração e manutenção.

Seu hall de entrada tem sido utilizado para exposições de artes e lançamentos de livros de Toledanos e de artistas de outros municípios da região. Possui estacionamento próprio, tem acesso à cadeirantes e pessoas com exigências especiais. Assim é esse gigante da cultura Toledana.

Segundo a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, esse é um momento muito significativo. “O aniversário do Teatro fecha a programação dos grandes eventos realizados pela Secretaria Cultura e também tem um significado especial pela história que o Teatro tem de receber artistas locais e também de projeção regional e nacional. É considerado um dos principais palcos do cenário cultural do Estado do Paraná e evidencia o sucesso da política pública de cultura construída para nosso município. E nesta comemoração tão feliz para todos, traremos como presente para os toledanos, um espetáculo maravilhoso e gratuito”, ressalta Rosselane.

M

Sem nome %281144 x 250 px%29