1144x150 %284%29

GERAL

Paraná é destaque em aquapaisagismo, afirma Kussakawa

O técnico em informática, Fabian Kussakawa, possui como hobby a construção de aquapaisagismo. Seus layouts são destaques em nível nacional e mundial. Nesta sexta-feira (06), Kussakawa ministrou o Workshop de Aquapaisagismo, no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. O evento faz parte da disciplina Projeto Extensão Pesqueira “A Universidade e a Transferência de Tecnologias para Aquicultura – Fase II”, do curso de Engenharia de Pesca e foi organizado pelos acadêmicos Alexandre Henrique Buzzi e César Pereira Rebechi.

06/05/2011 - 12:34


Kussakawa explicou o que é e tipos de aquapaisagismo; noções sobre plantas e material decorativo; abordagem sobre a melhor fauna para aquários temáticos e processo da manutenção envolvida. Para ele, aquapaisagismo é a arte e a técnica de recriar uma paisagem aquática utilizando de técnicas e planejamentos para construir um ambiente aquático natural ou artificial. “Atualmente para se ter um motivo aquático diferente é necessário planejamento, estudar a flora e a fauna antes de se aventurar no aquapaisagismo. O assunto está muito difundido em livros e internets”. Ele explicou que as principais técnicas utilizadas no aquapaisagismo são pedras ou troncos, entre outros. “O objetivo é o layout chegar mais próximo da natureza”.
Segundo Kussakawa, no Paraná o estilo mais utilizado pelos aquapaisagistas é o plantado, isto tem resultado em prêmios em níveis Estadual, Nacional e Internacional, porém os principais ganhadores residem no Estado. “No Brasil 42% dos aquapaisagistas utilizam a técnica do plantado e no Paraná está número é maior. Começou-se a investir em equipamentos devido o aquaipaisagismo ser um hobby mais interessante do que um aquário normal”.
Aquário x Aquapaisagismo
Kussakawa explicou que geralmente em um aquário comunitário – o mais tradicional – não são colocadas plantas, mas figuras e também são trabalhadas com várias espécies. Para construir um aquapaisagismo é necessário realizar um estudo sobre o assunto, porque é necessário definir perspectivas, fauna, flora, formatos e texturas. “O profissional vai recriar uma paisagem natural ou artificial de uma fotografia. Um aquapaisagista precisa estudar a fauna, o ciclo da água para fazer a maturação da água, o tipo de peixe que vai introduzir no aquário, porque cada peixe da região tem um clima diferente. É preciso se motivar com as pequenas coisas e surgir outros passos”.
Impacto visual e inovação
O aquapaisagista relatou que em concursos o diferencial da montagem é o impacto visual e a inovação. “Quando for executar um layout novo – assim chamado pelos profissionais – o aquapaisagista tem que mostrar este impacto ao juíz, sendo algo inovador ele vai olhar com outros olhos e, na sequência, avaliar os outros critérios”. Kussakawa disse que em sua inovação tenta recriar uma paisagem terrestre, para isso é necessário estudo e dedicação para não desistir nos primeiros erros.
Aquapaisagismo
No período da tarde, Kussakawa coordenou a montagem de um aquário semi-plantado. No mini-curso, os participantes aprenderam qual o melhor tamanho (vol) do aquário; equipamentos e tipos do aquapaisagismo aplicados; conceitos sobre substrato (plantas, hardscape e lâmpadas a serem usados nos aquários; fauna a ser utilizada para aquários plantados e manutenção.


**Sobre o palestrante**
Fabian Kussakawa é membro da Federación Iberoamericana de Acuadiseña da Espanha (FIAAD); colunista da revista Aquamagazine e moderador e membro vip em fóruns de aquarismo.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29