1144x150 %284%29

GERAL

Empresa toledana inova em sua linha de produtos e fabrica esteira para bagagem de aeroporto

A Inomaq, indústria associada da ACIT , instalada há 20 anos em Toledo, é especializada em fabricar equipamentos e desenvolver soluções inovadoras em processamento, movimentação e acondicionamento de acordo com a necessidade dos clientes.

28/11/2015 - 09:50


Novo desafio foi lançado há alguns meses: desenvolver o projeto de uma esteira de transporte para bagagens para o Aeroporto Municipal de Toledo, para atender a demanda da ACIT (Associação Comercial e Empresarial de Toledo), que entrou na parceria público-privada com a prefeitura visando equipar o aeroporto e deixá-lo em condições de receber voos intercalados e comerciais.

Segundo o empresário Alceo Almeida, a tarefa é desafiadora, mas viável, já que o carro-chefe da indústria é desenvolver esteiras transportadoras para as linhas de fábricas alimentícias, da cadeia agroindustrial, que é forte em toda a região. “Fabricar a esteira especificamente para bagagens veio para a empresa como um grande desafio e oportunidade de crescimento. Mas não foge à normalidade dos projetos que desenvolvemos, com o diferencial de que receberá acabamento de melhor qualidade e segue as normativas de segurança da Agência Nacional de Aviação (Anac)”, comenta.

O projeto começou sem nenhum esboço, foi desenvolvido pela própria equipe de projetistas e levou cerca de três meses para execução. O equipamento já passou pela fase e testes e está pronto para ser instalado. “A esteira é basicamente um carrossel, com 360 graus, um circuito fechado e contínuo, muito parecido esteira que fabricamos ”, explica o empresário. 
O que chamou a atenção do empresário é o fato de que a fabricação das esteiras existentes nos aeroportos brasileiros dependem de elementos de transporte que precisam ser importados, porque não são produzidos no país. “Percebemos a dependência em importar os componentes e nosso desafio se tornou ainda maior, porque procuramos desenvolver com os recursos que temos em nosso país”, argumenta.

De acordo com Alceo, a característica mais forte da Inomaq é ofertar soluções,sendo uma das empresas mais reconhecidas no segmento e, por isso, se empenharam no projeto, que ficará no portfólio de produtos. “Numa época em que temos que inovar todos os dias, é muito oportuno fazer na nossa casa. É muito mais fácil vender para clientes de fora do que aqui. E o projeto já tem despertado interesse, muitos clientes estavam esperando o resultado. O produto estará em constante exposição e se constituirá uma grande oportunidade para nos fortalecer.”

Aeroporto

Sobre a readequação na estrutura do aeroporto municipal de Toledo, o empresário salienta que é muito importante a iniciativa do município, que tem apoio da ACIT. “A falta de uma aeroporto adequado é um fator limitante ao desenvolvimento econômico. Dependemos do transporte aéreo para nossos negócios e temos que buscar alternativas, que têm riscos e custos maiores.  Toledo tem esse forte espírito empreendedor e associativista. Para nós, o projeto da esteira é também um símbolo desse esforço”, ressalta Alceo.

O empresário destaca ainda que a postura da ACIT é elogiável. “A entidade está buscando parcerias com empresas locais, diferente do que comumente vemos. É um reconhecimento às empresas que a compõem, que fazem a entidade crescer. É inovador, bem característico da ACIT de ser transparente e justa, dando prioridade aos seus associados”, acentua Alceo.

Sem nome %281144 x 250 px%29