Img 3650

EDUCAÇÃO

UFPR inicia processo de estruturação do campus provisório em Toledo

O início das aulas acontece em março e, na última semana, os primeiros equipamentos começaram a chegar ao prédio que abrigava a Secretaria Municipal de Educação (SMED), no Jardim La Salle, sede provisória da Universidade no município. 

01/12/2015 - 20:21


O processo de implantação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Toledo, segue em ritmo acelerado. O início das aulas acontece em março e, na última semana, os primeiros equipamentos começaram a chegar ao prédio que abrigava a Secretaria Municipal de Educação (SMED), no Jardim La Salle, sede provisória da Universidade no município. A primeira fase do vestibular aconteceu no dia oito de novembro e vai selecionar os primeiros sessenta acadêmicos para o curso de Medicina.

De acordo com presidente da Comissão de Expansão, professor doutor Rogério Andrade Mulinari, a implantação do curso é uma ação onde todos ganham. “O município, a região de Toledo e a própria UFPR serão beneficiadas. É uma inserção precoce, com professores médicos já no primeiro ano do curso, portanto, isso exige uma série de aprendizados, tanto para nós da universidade, quanto dos novos professores”.

Os profissionais que irão ministrar aulas no Campus Toledo da UFPR serão selecionados através de concurso público. Desde o último dia 19, as inscrições para o para provimento de cargos de professor da carreira do Magistério Superior. “São professores que irão compor o quadro permanente da UFPR”, disse Rogério Andrade Mulinari. As inscrições seguem até o dia 18 de dezembro, com as provas sendo realizadas entre os dias 06 de janeiro e 05 de fevereiro de 2016. Mais informações sobre o concurso podem ser acessadas nowww.saude.ufpr.br.

O prefeito Beto Lunitti comemorou mais esta etapa e disse que a chegada de um curso de Medicina, por meio de uma Universidade Federal, é resultado de um trabalho extenso, iniciado em 2013. “A primeira conversa com reitor, as idas à Brasília e o apoio dos entes políticos ajudaram para consolidar essa proposta”. Beto também colocou a Prefeitura à disposição da Universidade. “A parceria Prefeitura e Universidade ainda não cessou. É um processo lento e gradual de implantação e, naturalmente, a Prefeitura ao longo do tempo vai afastar-se do processo de auxílio, mas dentro do ajuste muito bem combinado com a Universidade até o Governo Federal disponibilizar recursos para construção do campus”, finalizou.

Histórico do processo para a implantação do Campus em Toledo

No início de 2013 a chefe de gabinete Selma Becker, juntamente com a secretaria de Saúde Denise Campos e secretária de Comunicação Rosselane Giordani elaboraram um dossiê sobre a saúde pública em Toledo e região e as estruturas de saúde disponíveis no município e seus indicadores, bem como a demanda médica para atender a população dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde.

No dia 15 de maio do mesmo ano, o prefeito Beto Lunitti enviou ofício ao reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, solicitando uma extensão de curso superior de Medicina. No mês de junho, Beto reitera a solicitação do Curso de Medicina ao reitor da UFPR. Em julho, acompanhado do deputado Elton Welter, o prefeito toledano visita o reitor Zaki Akel Sobrinho, reforça a solicitação da implantação do curso e reapresenta o relatório produzido pelo Gabinete e Secretarias de Saúde e Comunicação Social para subsidiar a análise da proposta.

No mesmo mês, o prefeito Beto Lunitti encaminhou ofício ao ministro da Educação Aloízio Mercadante solicitando a implantação do curso superior de Medicina. No mês de agosto Beto repassou encaminhou para o ministro Mercadante, para o secretário executivo do Ministério da Educação José Henrique Paim Fernandes, e a ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, ofício e relatório contendo diagnóstico da saúde no município e região com o objetivo de sensibilizar o MEC para a implantação de um campus da UFPR e instalação do curso superior em Medicina.

Em outubro de 2013 a prefeitura encaminha ofício ao reitor Zaki Akel Sobrinho informando sobre decreto nº252/2013 que declara utilidade pública área de 34.619,15 metros quadrados, destinada às futuras instalações da UFPR, bem como o mapa de localização da área e também espaço ofertado de 1.690 metros quadrados com edificação para abrigar instalações provisórias da universidade, até que o prédio definitivo seja concluído. No mesmo mês, uma comissão da UFPR visita Toledo para avaliar áreas para a instalação da Universidade e também conhecer Unidade Básica de Saúde do Jardim São Francisco e as obras do Hospital Regional. A comitiva conferiu in loco os dados apresentados pelo município no dossiê e posteriormente o conselho universitário incluiu o município de Toledo no projeto de expansão da UTFPR.

Em novembro de 2013, o prefeito Beto e deputado Elton Welter reuniram-se em Brasília com a ministra Gleisi, com o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, e com o reitor da UFPR para não apenas confirmar o curso de Medicina, mas a própria expansão daquela universidade pública para outras regiões do estado. Em agosto de 2014, o Conselho Universitário da UFPR (COUN) aprovou adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) que irá fazer a cogestão dos hospitais universitários no Paraná. A adesão era um pressuposto para o MEC autorizar a instalação do curso.

Em setembro de 2014, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR aprova o projeto pedagógico preliminar visando à criação do curso de Medicina em Toledo.

Em 17 de dezembro do mesmo ano o Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) da UFPR aprova a doação de terreno com área de 34.619,15 metros quadrados destinado ao campus da UFPR. No dia seguindo, 18 de dezembro, o Conselho Universitário (COUN) da UFPR aprova a criação de Campus de Toledo para implantação do curso de Medicina e outros cursos na área da Saúde.

Em 21 de janeiro de 2015, o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari envia ofício ao prefeito Beto Lunitti informando que o COPLAD e COUN aprovaram a doação do terreno e a implantação de Campus da UFPR em Toledo, com a confirmação do Curso de Medicina e demais cursos.

No dia 29 de abril, o prefeito Beto Lunitti sancionou a Lei “R” N° 34/2015 que autorizou a doação oficial da área de 34.619,75 metros quadrados que abrigará o campus da Universidade Federal do Paraná em Toledo. O ato, realizado no Recanto Verde Eventos, reuniu profissionais liberais, autoridades municipais e estaduais, prefeitos da região, representantes da reitoria e do Campus da UFPR de Palotina e a população em geral.

Sem nome %281144 x 250 px%29