1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Casa do Estudante Universitário passa por mais uma etapa para sua construção

Em plenária, Prefeito apresentou opções para área que será doada em que será construída a Casa

01/12/2015 - 20:28


Em uma plenária realizada nesta segunda-feira (30), o prefeito Beto Lunitti, acompanhado do secretário de Administração Amauri Linke, e do diretor de Patrimônio Noel Augusto da Silva, apresentou para a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) as opções de terreno para a construção da Casa do Estudante Universitário. A oficialização da doação do terreno aconteceu em agosto e após a definição o projeto será enviado ainda em 2015, para a Câmara de Vereadores para aprovação.

O encontro contou com a presença do diretor geral José Dilson de Souza, do pró-reitor de Extensão, Reni Schorn, do vice-reitor Carlos Alberto Piacenti, além de docentes e acadêmicos da Universidade. Foram apresentadas três opções de terrenos que serão analisados pelos estudantes. A definição da escolha acontecerá até a próxima sexta-feira (05).

Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti ressaltou que o município não mede esforços quando o assunto é investir no desenvolvimento da educação local e que mesmo que não seja de competência da prefeitura, o ensino superior não é deixado de fora. “Essa é mais uma etapa que realizamos após assumirmos o compromisso com essa comunidade acadêmica. Sabemos que a Unioeste trabalha com a perspectiva das políticas humanas e acredito que a gestão pública deve estar atenta e compreender as necessidades, consciente do papel institucional que nos cabe em auxiliar no fortalecimento da sociedade em todos os sentidos, especialmente no da educação”, afirmou.

Para o representante do Movimento Estudantil, Alex Sander da Silva, A doação do terreno pela Prefeitura para a Unioeste é um ganho para os estudantes. Segundo ele, essa é uma luta que agora vai ser conquistada que auxiliará na reestruturação do Movimento, assim como a conquista do Restaurante Universitário, que com o auxílio do município está sendo finalizado. “Essa casa do estudante em diminuir um grande problema nosso, que são as desistências. Temos muitos estudantes de outros municípios que não tem condições de estar se bancando para poder morar em Toledo, e a casa do Estudante vai sanar uma grande parcela dessa dificuldade”.

A expectativa, conforme Alex, é que a definição da escolha da área aconteça até sexta-feira (05) e que, conforme o projeto, em até três anos a obra esteja concluída. “Apesar de todas as dificuldades que temos atualmente, a reitoria e o movimento estudantil vão dar o seu máximo para que no menor tempo possível isso seja resolvido”.

O diretor geral da Unioeste campus Toledo, José Dilson Oliveira, destacou a importância do movimento estudantil e da assistência universitária para permanência dos estudantes na Universidade.  “Assim como se faz trabalhos na iniciação científica, na extensão, na monitoria, nos projetos de ensino em que eles têm bolsa de estudo, essa é uma forma de manter o estudante na universidade e a administração municipal tem a visão clara de que isso precisa ser fomentado”, afirmou.

José Dilson ainda afirmou que a contribuição do município é fundamental por meio das políticas públicas desenvolvidas e que devem ser permanentemente aperfeiçoadas. “Essa doação vem no sentido de dar sustentação aos alunos que precisam de um apoio, que vem de outras cidades e precisam morar aqui para desenvolver seus estudos. Assim como o Restaurante Universitário, que estará pronto no primeiro semestre de 2016, e que possibilita ao estudante um gasto menor com a alimentação, para que eles possam se dedicar de forma mais consistente aos estudos”, concluiu.

Sem nome %281144 x 250 px%29