Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

O quarto Ecoponto Itinerante acontece na Vila Paulista, neste sábado

Pelo quarto final de semana consecutivo, a administração municipal vai se mobilizar na execução do Ecoponto Itinerante. A edição deste sábado (30) acontecerá na Praça da Bíblia, localizada na Rua Garibaldi, na Vila Paulista. Os resíduos poderão ser entregues das 8h às 12h.

29/01/2016 - 15:01


O objetivo da ação é a recolha materiais volumosos descartados pela população, como geladeiras, fogões, móveis velhos e demais objetos que acumulam água, mantendo os quintais limpos e evitando a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como a Febre Chikungunya, Dengue e Zika Vírus. “Além de colaborar para o não acumulo de água, a proposta também auxilia para evitar a poluição das sangas e outros espaços, como os passeios públicos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockembach.

Mais de 200 toneladas de materiais foram recolhidas nas edições anteriores, realizadas nos bairros Tancredo Neves, Jardim Concórdia e Jardim Panorama II. Conforme Edemar, a população entendeu a proposta, se engajou e limpou seus quintais. “Na terça-feira (26) já foi possível verificar algumas pilhas de resíduos sendo reunidos pela população. Esperamos uma grande mobilização neste sábado e que o volume de materiais recolhidos seja expressivo”, destacou.

A escolha do roteiro, conforme Edemar, obedece ao Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste mês de janeiro, lembrando que a Vila Paulista teve o maior índice de infestação em todo o município, onde 20% dos imóveis visitados tinham a presença de larvas do mosquito.

Com este tipo de ação, envolvendo a Prefeitura e as comunidades, se promove o desenvolvimento sustentável. “O poder público vem oferecendo a possibilidade de a sociedade dar o destino correto ao seu lixo. A responsabilidade, neste caso, é da Prefeitura e dos cidadãos”, afirmou o prefeito Beto Lunitti, lembrando que o Governo Municipal oferece a estrutura e a população se compromete com a limpeza do seu quintal. 

Sem nome %281144 x 250 px%29