1144x150 %284%29

Normativa 51 é tema central de discussão de Expedição Via Láctea

Discutir os desafios que a cadeia do leite tem para produzir um produto de qualidade. Esse é o foco do projeto de Expedição Via Láctea que aconteceu nesta quarta-feira em Toledo. O projeto que vai passar por 51 municípios brasileiros englobando os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás com o propósito de difundir e compartilhar conhecimentos sobre as questões relacionadas à qualidade do leite, sobretudo sobre as exigências Instrução Normativa 51 que aperta ao cerco ao produtor no mês de julho. A expedição segundo os organizadores quer sensibilizar produtores e mostrar que é possível a produção de leite de boa qualidade, dentro dos novos padrões exigidos a partir da normativa.

11/05/2011 - 16:58


O evento foi realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico e teve como programação palestras e a apresentação do Laboratório Móvel de Monitoramento da qualidade do leite, um veículo equipado para realizar análises do leite e que auxilia o produtor rural sem que precise sair de sua propriedade. Segundo Leandro Bertoco Biata o objetivo é atender as demandas de qualidade no mercado interno, como também garantir o selo de qualidade que abra fronteiras para exportação. Ele destaca que a Normativa 51 abre caminho para que o Brasil possa se tornar um grande exportador de leite.

Biata explcia ainda que o projeto está fazendo um levantamento da qualidade do leite no Brasil ao percorrer os seis principais estados produtores que concentram 80% da produção. “Estaremos visitando 51 municípios, e dentro de cada município visitando propriedades e coletando amostras. Estas serão analisadas na unidade móvel laboratório e se algo for detectado faremos a orientação ao produtor”, conta. O veterinário disse que ao final do projeto será possível fazer um diagnóstico completo sobre a situação da bacia leiteira brasileira e frisou que é preciso conscientizar o produtor que leite de qualidade terá maior espaço no mercado assim como garantirá maior lucratividade.
Foram realizadas duas palestras: uma sobre os “Desafios para produzir leite com qualidade e procedimentos na coleta”, ministrado por Leandro Bertoco Biata, do IBS; e “Garantia nos resultados das análises do leite”, ministrada por José Augusto Horst, da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa(APCBRH).
O projeto é uma realização do Instituto BioSistêmico (IBS) em parceria com o Sebrae Nacional e entidades locais. O acesso ao evento é livre e estão sendo esperados produtores, profissionais da área e lideranças. Mais informações podem ser encontradas no site www.expedicaovialactea.com.br.

Por Rosselane Giordani com informações da assessoria
 
Confira reportagem em vídeo
 
Sem nome %281144 x 250 px%29