1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

III Fórum Municipal da Diversidade será lançado nesta quarta-feira

No encontro serão apresentados os palestrantes e os temas que serão abordados durante o Fórum.

 

26/04/2016 - 20:35


A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realiza nesta quarta-feira (27) o lançamento oficial do III Fórum Municipal da Diversidade. A ação acontece no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Bortsel, no Jardim Coopagro (CJU Coopagro), às 8h. Para o evento estão convidados os diretores e coordenadores das escolas e centros municipais de educação infantil, universidades, representantes de entidades, vereadores e imprensa.

No encontro serão apresentados os palestrantes e os temas que serão abordados durante o Fórum, que será realizado nos dias 02 e 03 de maio, próxima segunda e terça-feira. A coordenadora do Setor da Diversidade e Ensino Religioso da SMED, Caroline Recalcatti Silveira, afirmou que o lançamento irá apresentar o conteúdo do Fórum à sociedade Toledana. “Os palestrantes irão abordar rapidamente sobre suas temáticas que serão trabalhadas no evento da próxima semana”.

Segundo Caroline, o Fórum Municipal da Diversidade tem a finalidade de promover a reflexão das diferentes temáticas trabalhadas nas escolas e nos centros municipais de educação infantil sobre os diversos aspectos da diversidade, etnicidade, expressões afro-brasileiras, religiosidade, migração, identidades indígenas, quilombola, autonomia dos corpos e sexualidade, educação inclusiva e direitos humanos.

“Por meio da fala de profissionais que estudam e fazem ciência nesses campos do conhecimento, é provocada a discussão e o debate para que ocorram avanços e garantia de direitos aos mais diversos sujeitos que compõem a sociedade, trabalhando principalmente o enfrentamento ao preconceito”, comentou a coordenadora.

A secretária de Educação, Tania de Grandi, disse que no encontro serão estudados o conceito de gênero e a noção de família, considerando a dinâmica da sociedade brasileira, buscando construir elementos que contribuam no cotidiano das práticas pedagógicas.

Para o III Fórum Municipal da Diversidade em Toledo participarão diretores, coordenadores pedagógicos, professores que atendem as salas especializadas e psicopedagogos. Dos centros municipais de educação infantil virão os diretores e professores agentes da diversidade. Também são convidados a participar os conselhos existentes em Toledo, entre eles o da Educação, Dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além do Núcleo Regional de Ensino (NRE).

Programação III Fórum Municipal da Diversidade

Dia 02/05 - Teatro Municipal de Toledo

Horário: 8h às 11h30

Palestrante: Professor Dr. Eduardo Oliveira (Universidade Federal da Bahia)

Tema: Educação das Relações etnicorraciais: História e Cultura Africana e Afrobrasileira

Horário: 13h30 às 17h

Palestrante: Professor Dr. Eduardo Oliveira (Universidade Federal da Bahia)

Tema: Estética da libertação: a produção da liberdade

 

Dia 03/05 – Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer

Horário: 8h às 11h30

Palestrantes: Professora Ms. Jaqueline Parmegiani (Unioeste) e Professor Dr. Mario Ramão Villalva (UNILA)

Tema: Povos Tradicionais da América

Horário: 13h30 às 17h

Palestrantes: Professor Ms. Jomah Rabah e Professor Ir. José Ribamar

Tema: Diversidade Religiosa e Laicidade do Estado

 

Sem nome %281144 x 250 px%29