Img 3650

EDUCAÇÃO

SMED lança o III Fórum da Diversidade de Toledo

Entre os palestrantes estão o  professor Dr. Eduardo Oliveira, da Universidade Federal da Bahia que vai abordar Educação das Relações Etnicorraciais: História e Cultura Africana e Afrobrasileira.  o irmão lassalista José Ribamar e oo advogado e professor Ms. Jomah Hussein Ali Mohd Rabah que tratarão da Diversidade Religiosa e Laicidade do Estado.

27/04/2016 - 20:29


“Todos iguais e tão desiguais, mas uns mais iguais que os outros”. Este trecho de uma canção da banda Engenheiros do Hawaii, utilizada em um vídeos com atividades juntos aos alunos da rede municipal, resumiu as falas do lançamento dos III Fórum Municipal da Diversidade, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) na manhã desta quarta-feira (27), Centro da Juventude Mariana Luiza Von Bortsel, no Jardim Coopagro (CJU Coopagro). O evento reuniu diretoras e diretores de escolas e centros municipais de educação infantil e a equipe de gestão da SMED, além do prefeito Beto Lunitti.

No encontro foram apresentados os palestrantes e os temas que serão abordados durante o Fórum, que será realizado nos dias 02 e 03 de maio, próxima segunda e terça-feira. Por vídeo, o professor Dr. Eduardo Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, explicou o tema central da sua palestra – Educação das Relações Etnicorraciais: História e Cultura Africana e Afrobrasileira. O professor também elogiou a intenção da Prefeitura de Toledo em ampliar as discussões sobre as questões relacionadas à diversidade em todas as suas vertentes.

Quem também apresentará seus estudos sobre a diversidade é o irmão lassalista José Ribamar. O religioso, juntamente com o advogado e professor Ms. Jomah Hussein Ali Mohd Rabah, tratará à Diversidade Religiosa e Laicidade do Estado. Atualmente, José Ribamar, é professor do Colégio La Salle em Toledo. É também um estudioso das culturas indígena, africana e dos povos antigos da Europa, inclusive partícipe de um círculo de estudos sobre estes temas junto ao Vaticano. “É importante discutir sobre diversidade, é uma necessidade para o mundo atual. Esta é uma pauta primordial para a sociedade. Atualmente, no mundo, tem ocorrido o renascimento do sagrado, do divino. Muito dizem que a fé está em crise, mas eu penso que a fé em crise é a fé institucional, a fé como fenômeno. A religião cresce e as pessoas buscam se agarrar nesse elemento, cada um do seu jeito”, disse o religioso.

A intenção com o III Fórum da Diversidade é ampliar o conhecimento. “Tudo que perpassa a educação vem de leis, normas e diretrizes baseadas em pensamentos de estudiosos que se debruçaram pensando em construir uma educação representativa e que envolva os diferentes elementos da sociedade”, disse a coordenadora de Ensino Religioso e Diversidade, Caroline Recalcatti.

O Fórum vai promover a discussão de ideias e análises para uma educação cidadã, respeitadora das diferenças. “Por muito tempo a educação era centrada em uma única religião, em uma única etnia, esquecendo até mesmo a própria formação do povo brasileiro em bases indígenas e africanas. Isso gerou uma segmentação dentro da nossa sociedade. A educação olha isso e vê a possibilidade de reconstruir de uma forma diferente através de estudos, conhecimento, confronto de ideias e análises para pensarmos uma educação para a cidadania. Não apenas uma mera transmissora de conteúdo, mas reflexiva para que os alunos olhem para o conhecimento e saibam atuar na sociedade a qual estão inseridos”, completou Caroline.

Presente no evento, o prefeito Beto Lunitti destacou as ações da SMED visando tornar a escola cada vez mais tolerante e acolhedora. “A Educação é encantadora. A organização do Fórum demonstra isso. Trabalhar com todas as verdades, todos os credos, promovendo o respeito à diversidade. Sem dúvida é um momento de conhecimento pessoal e profissional”, destacou.

 

Programação III Fórum Municipal da Diversidade

 

Dia 02/05 - Teatro Municipal de Toledo

Horário: 8h às 11h30

Palestrante: Professor Doutor Eduardo Oliveira (Universidade Federal da Bahia)

Tema: Educação das Relações Etnicorraciais: História e Cultura Africana e Afrobrasileira

 

Horário: 13h30 às 17h

Palestrante: Professor Doutor Eduardo Oliveira (Universidade Federal da Bahia)

Tema: Estética da libertação: a produção da liberdade

 

Dia 03/05 – Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer

Horário: 8h às 11h30

Palestrantes: Professora Mestre Jaqueline Parmegiani (Unioeste) e Professor Dr. Mario Ramão Villalva (UNILA)

Tema: Povos Tradicionais da América

 

Horário: 13h30 às 17h

Palestrantes: Professor Mestre Jomah Rabah e Professor Irmão José Ribamar

Tema: Diversidade Religiosa e Laicidade do Estado

Sem nome %281144 x 250 px%29