1144x150 %284%29

LITERATURA

Literalmente Rock: professor e compositor paranaense lança CD de rock inspirado em clássicos da literatura brasileira

Voltado ao público de jovens leitores e professores afins, ‘Literalmente Rock’ oferta conhecimento sobre a Literatura Brasileira a partir de músicas autorais de Alexandre Leocádio inspiradas em obras literárias recorrentes em vestibular

28/04/2016 - 13:26


Dizem que não se deve julgar um livro pela capa... mas, e pela música? No Paraná, um professor de história e músico autodidata se inspirou em clássicos da literatura brasileira, recorrentes nos vestibulares, para produzir um CD de rock. A obra: Literalmente Rock! completa a trilogia ‘A Traça do Mestre Graça’, que também conta com os CD’s ‘Na Terra do Visconde’ e ‘Planalto Falante’, baseados em lendas e no folclore paranaense. Alexandre Leocádio fará o lançamento de sua produção independente por meio de uma aula-espetáculo, marcada para o dia 14 de maio, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba.

Nas mãos, ou melhor, na imaginação e trabalho de Leocádio, a música e a literatura formam uma dupla perfeita em prol da cultura e da educação. Entre as 13 faixas do novo CD estão músicas inspiradas em obras como: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, “Triste Fim de Policarpo Quaresmo” de Lima Barreto, “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna, “O Cortiço” de Aluísio Azevedo e “Iracema” de José de Alencar.

Uma das mais curiosas, certamente é “Bentinho, faça-me o favor!”, baseada na obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Quando questionado sobre a faixa, o compositor é enfático. “A genialidade de Machado de Assis não me permite cravar se de fato, Capitu traiu Bentinho. Não me arrisco a opinar sobre”. Mas a letra revela em nome de Capitu:

“Bentinho, faça-me o favor!
Mulher nenhuma nesse mundo aguentaria o seu amor.
Não pensa em outra coisa...
Ciúme bobo de menino mimado.
Dissimulada é assim que você me vê”

A música preferida de Alexandre Leocádio e dos cantores convidados, Vinícius Maranhão e Roberto Scienza, é “Mais secas do que a seca”. A faixa 2 do CD é inspirada na obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. “É desse autor que deriva o nome da minha banda "A Traça do Mestre Graça". Mestre Graça era o apelido de Graciliano. Neste semestre vamos gravar um clipe dessa música para promover o CD”, explica.

Segundo o compositor, a ideia de misturar rock com literatura surgiu das referências musicais que construiu a partir da adolescência. “Sou fã de Heavy Metal e por incrível que possa parecer, muitas bandas do gênero dialogam com a narrativa literária. O que fiz foi olhar para a literatura brasileira”. Em 2007, Alexandre Leocádio já havia iniciado um trabalho que misturava as referências, por meio de um convite da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para divulgação do vestibular. “Literalmente Rock era o nome do meu projeto para a oficina que desenvolvi na época. Entendo que esse tipo de som dialoga com uma parcela significativa de jovens ouvintes”.

Toda a produção do CD foi realizada no próprio estúdio do professor. Leocádio elaborou os arranjos, gravou cada instrumento e programação, deixando apenas a captação das vozes para os cantores convidados. Depois foi só mixar e masterizar. O resultado foi literalmente: Literalmente Rock! “Não ouso ensinar literatura, mas compartilho a minha experiência enquanto leitor. As músicas desse CD não servem como decorebas de um determinado conteúdo literário. Bom que se diga, não tenho nada contra isso. Muitos professores se apropriam de paródias ou canções autorais em suas metodologias e sei que isso tem efetividade, mas não é o meu caso. Quero dialogar com quem já leu determinada obra, quiçá, incentivar a leitura de quem não as conhece. Também quero ofertar aos professores da área um material para que eles possam levar para a sala de aula”.  

Mais do que o talento de compositor/educador, Alexandre Leocádio, ostenta disciplina e esforço acadêmico no auge de seus 37 anos. Como ele mesmo afirma, o que surge como inspiração musical torna-se objeto de estudo interdisciplinar a serviço do ensino e da aprendizagem. “Não me canso de afirmar: o que me interessa são os processos de transposição didática, a essência da prática docente. Produzi meios (livros, CDs, audiovisuais, site) de forma independente, experienciados em sala de aula, sem divagar. Agora estou em busca de incentivo para continuar aprendendo e por consequência, produzindo a minha experiência”.

O repertório de Alexandre Leocádio já conta com mais de 500 músicas, o que garante a ele, sempre novos projetos.

Literalmente Rock!

Voltado ao público de jovens leitores e professores afins, ‘Literalmente Rock’ oferta conhecimento sobre a Literatura Brasileira a partir de músicas autorais de Alexandre Leocádio inspiradas em obras literárias recorrentes em vestibular. A arte gráfica, baseada numa cédula de dinheiro da década de 1980 a qual estampava o escritor Machado de Assis, é assinada pela designer Desirée Melo. Interpretam as músicas, que flertam com o Heavy Metal e o Rock Progressivo, os cantores Vinicius Maranhão, de Cambé, e Roberto Scienza, radicado em Londrina.

Alexandre Leocádio

Alexandre Leocádio é professor de História, compositor e escritor paranaense dedicado ao magistério e ao trabalho de produção musical e literário voltado ao público escolar (professores e estudantes). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, produziu os CDs Na terra do Visconde (2014), Planalto Falante (2015) e Literalmente Rock (2016).

Contatos para adquirir e contratar a aula-espetáculo do autor: (41) 9197-1567 (Whatsapp) Email: contato@alexandreleocadio.com.br Site: www.alexandreleocadio.com.br

Sem nome %281144 x 250 px%29