Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

III Fórum da Diversidade abriu atividades com palestra sobre História e Cultura Africana e Afrobrasileira

Nesta segunda-feira (02) a Secretaria Municipal de Educação (ESMD) iniciou as primeiras atividades do III Fórum Municipal da Diversidade, no Teatro Municipal. O evento reuniu a diretoria de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, além da equipe de gestão da SMED.

02/05/2016 - 17:58


O evento tem o objetivo de promover a discussão de ideias e análises para uma educação cidadã e respeitadora das diferenças.

Na ocasião, o professor e doutor da Universidade Federal da Bahia, Eduardo Oliveira, abordou o tema “Educação das Relações Etnicorraciais: História e Cultura Africana e Afrobrasileira”. Eduardo já havia participado do I Fórum em 2014. “Agradeço ao convite a oportunidade de voltar. Nossa intenção é dialogar de modo a permitir a troca de experiências e conhecimentos. A vida não contém diversidade, ela é a diversidade e todo regime que a empobrece tende a desaparecer. Primeiro fica absolutista, dogmático e depois desaparece por completo”, afirmou o professor.

No período da tarde, o professor desenvolveu o assunto ‘Estética da Libertação: A Produção da Liberdade’. “Temos que tentar ampliar as discussões sobre as questões relacionadas à diversidade em todas as suas vertentes”. Eduardo Oliveira disse ainda que a educação tem o poder de reconstruir uma sociedade de maneira diferente, através de estudos, conhecimento, confronto de ideias e análises para pensarmos uma educação para a cidadania e reflexão.

A secretária da SMED, Tania Elisete de Grandi, enalteceu o Fórum e destacou a importância de suas discussões. Segundo ela, as contradições são o que nos tornam melhores. “Ninguém se torna um bom marinheiro se o mar estiver sempre calmo. A Lei 10.639/03 já passa de uma década e ainda precisamos nos explicar o porquê de estudar a cultura brasileira e afrobrasileira”. Tania ainda destacou o papel da escola pública. “É nosso dever sermos acolhedores e dá o direito ao respeito e aprendizagem. Este é o princípio da escola pública: ser para todos independente se forem filhos de empregadas, negros, agricultores, imigrantes, entre outros”, ressaltou.

 

Programação

Dia 03/05 – Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer

Horário: 8h às 11h30

Palestrantes: Professora Mestre Jaqueline Parmegiani (Unioeste) e Professor Dr. Mario Ramão Villalva (UNILA)

Tema: Povos Tradicionais da América

Horário: 13h30 às 17h

Palestrantes: Professor Mestre Jomah Rabah e Professor Irmão José Ribamar

Tema: Diversidade Religiosa e Laicidade do Estado

Sem nome %281144 x 250 px%29