1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

CIÊNCIA

Toledo será sede de um dos 400 eventos do Dia Mundial da Migração de Peixes

O município irá celebrar a data, por meio de uma programação organizada pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologia em Ecohidráulica e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos, o Getech, da Unioeste

20/05/2016 - 14:51


A preservação ambiental está cada vez mais em pauta. Mas o tema vai muito além das medidas corriqueiras, como a destinação correta do lixo e a economia de água. Desde 2014, por exemplo, o planeta celebra em 21 de maio, o Dia Mundial da Migração de Peixes (WFMD). A celebração iniciada na Holanda, conta atualmente com mais de 400 eventos em mais de 60 países, e Toledo faz parte desse circuito.

Com o objetivo de despertar a consciência sobre a importância dos rios abertos para os peixes migradores, o Grupo de Pesquisa em Tecnologia em Ecohidráulica e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos (Getech), vinculado ao Campus de Toledo da Universidade Estadual o Oeste do Paraná (Unioeste), preparou uma programação para a data. O evento acontecerá neste sábado (21), a partir das 9h, no miniauditório da Unioeste e será aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Na ocasião, os participantes poderão compreender um pouco mais sobre a importância das pesquisas científicas e ações para conservação dos peixes migradores neotropicais, por meio das palestras de doutorandos em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros. “Participamos desde a primeira edição do evento no Brasil. Nosso grupo de pesquisa formatou para este ano um evento que valoriza as nossas pesquisas, já que temos como uma das especialidades, a migração de peixes”, explicou o coordenador do Getech, professor doutor, Sérgio Makrakis.

Para a palestrante, Mestre, Lucileine de Assumpção, o WFMD é uma oportunidade de apresentar à comunidade a importância do tema. “Nós realizamos pesquisas relacionadas a migração há anos, no meu caso, desde 2003, e isso é fundamental pois se trata na maioria dos casos, de espécies de grande importância comercial, em que os ambientes exercem impactos, por meio de barragens hidrelétricas, por exemplo, e a população precisa ter essa consciência”.

Laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia

No sábado (21), também acontecerá o marco inicial dos estudos específicos no Laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia. O espaço será o primeiro na América do Sul destinado a condução de pesquisas sobre comportamento e capacidade natatória dos peixes, e desenvolvimento de projetos e modelagem de passagens para peixes.

Programação

Abertura do Dia Mundial da Migração de Peixes: 09:00 horas

Palestrantes -Dr. Sergio Makrakis e Dra. Maristela Cavicchioli Makrakis

Palestra (9h10 – 09h25): Sistema de Transposição na conexão da migração. Palestrante - Ms. Leandro Fernandes Celestino

Palestra (09h25 – 09h40): Tributários de reservatórios como área de desova de espécies de peixes migradores. Palestrante - Ms. Patricia Sarai da Silva

Palestra (09h40 – 09h55): Migração no rio Iguaçu a jusante das Cataratas do Iguaçu. Palestrante - Ms. Lucileine de Assumpção

Palestra (09h55 – 10h10): Migração no rio Iguaçu a montante das Cataratas do Iguaçu. Palestrante -Ms. Suelen Fernanda Ranucci Pini

Visita técnica (10h15 – 12h): Visita ao laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia - FLUME.

Mais informações

Para mais informações sobre o evento, visite o site internacional do Dia Mundial da Migração dos Peixes (www.worldfishmigrationday.com). Os interessados em participar do evento em Toledo devem confirmar a presença via e-mail: getech.grupodepesquisa@gmail.com para emissão de certificadosonline e logística de transporte para a visita técnica.

Getech

O Grupo de Pesquisa em Tecnologia em Ecohidráulica e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos (Getech), vinculado ao Campus de Toledo da Universidade Estadual o Oeste do Paraná (Unioeste), desenvolve pesquisas desde 1997, mas foi formado oficialmente em 2007. O Getech desenvolve pesquisas em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros, atuando em estudos de migração, na avaliação e monitoramento de sistemas de transposição para peixes, comportamento e capacidade natatória, habitats de desova e desenvolvimento inicial, ecologia de populações e comunidades. As pesquisas são desenvolvidas em parceria com ICMBio-PNI, Companhia Energética de São Paulo-CESP e Neoenergia, e financiadas também por órgãos de fomento: CNPq, CAPES, Fundação Araucária e FINEP. Parcerias internacionais estão estabelecidas com a Mississippi State University (Leandro E. Miranda) e a USGS (S.O. Conte Anadromous Fish Research Center: Alex Haro e Theodore Castro-Santos), Estados Unidos; Centro de Estudios y Experimentación de Obras Públicas (CEDEX) (Felipe Morcilio), Madrid, Espanha e da Universidade de Valladolid (Francisco J. Sanz Ronda), Palencia, Espanha. A atuação do GETECH tem importante papel na formação de recursos humanos e na difusão de conhecimentos.

Sem nome %281144 x 250 px%29