1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Toledo será um dos municípios a receber o projeto Criança e Adolescentes Protegidos do Paraná

Ação vai usar a biometria para identificar na identificação de crianças e jovens desaparecidos

23/05/2016 - 16:11


Foi lançado nesta segunda-feira (23), em Curitiba, o Projeto Criança e Adolescentes Protegidos do Paraná, em parceria do Estado e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). O projeto tem a intenção de coletar as impressões digitais de forma biométrica para fortalecer a segurança em relação aos desaparecimentos de crianças e adolescentes. A implantação do projeto vai ocorrer ainda este mês em Toledo e nos demais 26 municípios que possuem Postos de Atendimento Totalmente Informatizados (PATI).

 

Cerca de 1,5 milhão de crianças e jovens deverão ser alcançadas pelo projeto, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça. A ação vai utilizar a tecnologia para agilizar as investigações e auxiliar na identificação do desaparecido. Além disso, estima-se que a biometria também possa ser utilizada como instrumento de controle de evasão escolar.  “O Paraná é o estado com o maior número de cadastros biométricos do Brasil, com mais de 7 milhões pessoas registradas. O projeto visa principalmente a proteção de crianças e adolescentes em casos de desaparecimento”, explicou a desembargadora do TJ-PR Lídia Maejima, idealizadora do projeto. 

 

Serão investidos aproximadamente R$ 2,9 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para a aquisição de equipamentos. “Vamos adquirir 384 estações de trabalhos, sendo 373 destinadas aos municípios que ainda não possuem PATI e 11 para Unidades Socioeducativas com internação provisória, localizadas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Toledo e Umuarama”, salientou Lídia.

 

Nas primeiras sextas-feiras do mês os estudantes serão levados à sede do Instituto de Identificação para a confecção de documento de identidade.

 

O PROJETO 

 

O ‘Criança e Adolescente Protegidos’ é uma parceria entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e foi instituído em 2014, pelo Decreto Judiciário e Governamental nº 001/2014. Ao longo daquele ano foi desenvolvido um piloto nas comarcas de Londrina e Maringá. Agora será levado aos 26 municípios paranaenses que possuem os Postos de Atendimento Totalmente Informatizados (PATI) do Instituto de Identificação do Paraná. 

O benefício, entretanto, vai alcançar todos os municípios. Parcerias com as prefeituras irão garantir o uso de transporte escolar para levar os estudantes ao Instituto de Identificação toda primeira sexta-feira de cada mês para a confecção do documento. Além disso, também está prevista a aquisição de vans que vão funcionar como postos de atendimento móvel para atender às cidades mais distantes.

 

Municípios abrangentes

 

Apucarana, Bocaiúva do Sul, Pinhais, Rio Branco do Sul, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Guaíra, Toledo, Umuarama, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Sem nome %281144 x 250 px%29