1144x150 %284%29

Vagina - o grande medo dos machistas

Homens e mulheres, vocês precisam saber que o feminismo não é uma luta contra os homens. É a luta pela equidade de gênero e seus direitos.

10/06/2016 - 14:51
Fran Baumgarten

Fran Baumgarten

Fran Baumgarten é uma comunicadora por natureza. Estudou Jornalismo, mas hoje se dedica ao Marketing. Usa o bom humor, que lhe é próprio, para traduzir o mundo a sua volta. Mas é o senso crítico que a faz ir além. Atualmente é colunista de Cultura na Casa de Notícias e nas horas vagas, o que a imaginação lhe permite ser.


Feminismo é a ideologia de liberdade, fraternidade e igualdade entre homens e mulheres, e ponto final. Feminismo não é coisa de mulher mal comida, mal amada, lésbica, desocupada, relaxada e, muito menos, inútil. Esse assunto é sério e ninguém vai calar as feministas.

Você do sexo feminino, maior de 16 anos, vota, não vota? Você tem direito ao sufrágio, porque no século 19 um grupo de ativistas denominadas “Suffragettes” ou “Sufragistas” lutou por isso. Você trabalha tanto quanto, ou mais que um homem, porém seu salário é bem menor que o dele? Pois é, as feministas lutam pela equidade em todos os setores, inclusive o trabalhista. Você chama outras mulheres de “vagabundas”, “vadias”, “fáceis”, por que elas transam no primeiro encontro? Você está sendo machista.

Ser dona do seu próprio corpo, não ser estuprada, ter a liberdade de usar saias curtas ou barriga de fora, andar na rua sem ouvir absurdos repulsivos só pelo fato de ser mulher, ocupar mais cargos públicos ou de liderança, ter voz e ser respeitada. Utopia? Quase é.

As mulheres vêm lutando por direitos básicos - o que é um absurdo, e não é de ontem. São séculos buscando a liberdade de ser mulher e não deixar de ser humano por isso. Afinal, ser mulher parece coisa de outro mundo, não? A vagina deve ser muito assustadora para aquele arquétipo de homem que manda a esposa calar a boca. Àqueles homens que, sem argumentos para uma discussão saudável, partem para a violência. Àqueles homens, que inconformados em ouvir um “não”, partem para o assédio e violência sexual.

Percebam que com o tempo, o sistema patriarcal que insiste em impregnar o governo deste e de vários países, vira e mexe consegue desfazer grandes feitos conquistados pelas mulheres. Ou, quando não conseguem, criam empecilhos como tentativa de calar a voz feminina.

Mulher, você pode escolher limpar a casa durante o dia, enquanto seu marido trabalha fora. Você pode escolher largar o trabalho para se dedicar à maternidade. Ou pode ser mãe e ainda ter dois empregos. Você pode largar a faculdade de Psicologia e se dedicar à Engenharia Mecânica, se quiser. Você pode transar com quantos homens ou mulheres se sentir confortável, contanto que você dê seu consentimento. Você pode ir para a balada e dançar até o chão, se você estiver com vontade. Você pode usar a roupa que melhor lhe fará sentir, sem se preocupar se a sua amiga vai lhe criticar.

Mulher, você tem que parar de julgar outras mulheres por elas serem gordas demais, magras demais, velhas demais, jovens demais. Você precisa parar de defender os homens quando eles são culpados e – principalmente, parar de culpar as vítimas de estupros. Você precisa apoiar mais outras mulheres e observar o impacto maravilhoso que essa irmandade causa no mundo.

Homens machistas, vocês precisam urgentemente parar de tratar as mulheres como objetos de satisfação sexual. Precisam parar de desrespeitar as mulheres seja na rua, no ambiente de trabalho, ou na sua casa. Vocês precisam dar mais oportunidades às mulheres, para mostrarem sua competência e capacidade intelectual. Vocês precisam entender que quando uma mulher diz “não”, significa que ela está dizendo “não”. E isso já é o suficiente para você não forçá-la a fazer absolutamente nada. Homens, vocês precisam parar de fazer piadas machistas, porque o machismo não é engraçado. O machismo mata!

Homens e mulheres, vocês precisam saber que o feminismo não é uma luta contra os homens. É a luta pela equidade de gênero e seus direitos.

Sem nome %281144 x 250 px%29