1144x150 %284%29

GERAL

PUC Toledo recebe Mostra de Anatomia da Medicina Veterinária

Estudantes do 1º período de Medicina Veterinária trabalharam técnicas dentro da proposta de metodologia ativa

21/06/2016 - 16:38


Um trabalho que exigiu técnica e paciência, muita paciência. Assim poderia ser resumida a Mostra de Anatomia do curso de Medicina Veterinária da PUCPR no Câmpus Toledo, apresentada nesta terça-feira (21). A Mostra foi organizada pelos estudantes do 1º período, dentro da disciplina de Anatomia Veterinária.

A professora, Michelly Battisti, explicou que os estudantes moldaram as próprias peças usando a técnica de maceração óssea com as carcaças de animais doadas à PUCPR. "E é aí que entra a técnica e a paciência. Os animais chegam com pele, gordura e músculos e o primeiro objetivo é descobrir como preparar essa peças”. A professora ainda citou a necessidade de remoção desses ingredientes, o cozimento dos ossos para retirada dos excessos e o tratamento para evitar fungos ou a deterioração posterior.

O próximo passo foi estudar como montar as peças usando, ao invés de músculos, pele e tendões."Também foram usados parafusos, molas, hastes metálicas entre outros materiais para sustentação, o que não é fácil”, reforçou a professora, que avaliou a mostra como positiva. “A aceitação foi fantástica. Depois do susto inicial de acreditar não ser possível realizar o trabalho, deu aos alunos muito mais independência em relação ao professor, fortalecendo a necessidade de estudar sozinho”

Este ano foram expostos três trabalhos com equinos, dois de caninos e um de suíno. Além da montagem, cada grupo também precisou estudar os movimentos de cada articulação para explicar na avaliação. “Foi um processo de aprendizado contínuo e que exigiu cinco meses de trabalho e dedicação porque o osso não poderia estragar e isso não é fácil”, concluiu Michelly.

Sem nome %281144 x 250 px%29