1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Jardim César Parque e Bressan inaugurou Unidade de Saúde da Família no domingo

O objetivo das inaugurações é o fortalecimento da Atenção Básica, com foco na prevenção das doenças, além da ampliação dos atendimentos

27/06/2016 - 17:40


Inaugurada neste domingo (26), a Unidade de Saúde da Família Júlio da Silva, USF do Cezar Parque/Bressan já entrou em funcionamento. Uma equipe completa de Estratégia Saúde da Família atuará no local, atendendo uma população de aproximadamente 4,5 mil pessoas. Na próxima quinta-feira (30) iniciam as atividades da USF Tereza Maria de Lima Soares, no Loteamento Fachini, com três equipes de ESF.

O objetivo das inaugurações é o fortalecimento da Atenção Básica, com foco na prevenção das doenças, além da ampliação dos atendimentos. Na USF do Cezar Parque/Bressan foram investidos na adequação do local aproximadamente R$ 140 mil, sendo que a nova estrutura de saúde ocupou o antigo prédio da Associação de Moradores dos bairros. “Entendemos que foi para o bem da comunidade ceder este lugar para a instalação da Unidade de Saúde. Como toledano que vive neste lugar desde 1992, para minha família e para todos do Bressan e Cezar Parque é uma satisfação imensa receber este equipamento, só temos a agradecer”, ressaltou o presidente da Associação de Moradores, Domingos Fabiano de Souza.

Segundo a secretária de Saúde de Toledo, Denise Campos, com o novo ambiente, o atendimento irá melhorar muito e a população não terá mais que se deslocar para o Jardim Panorama para ter a assistência em saúde. “Desde de 2013 estávamos estudando e atuando para trazer uma USF para esta região. São quase 4,5 mil pessoas que serão cadastradas e vinculadas a essa unidade, uma vez que a UBS do Panorama já conta com um grande fluxo. Aqui poderemos dar condições não apenas em assistência, como também de promoção e prevenção em saúde”, disse. Segundo ela, e a intenção é abraçar a comunidade e fazer o atendimento para que ela tenha acesso ampliado e mais qualidade no atendimento.

A equipe que atende a população do Cezar Parque e do Jardim Bressan já está constituída e é composta por médico da família, enfermeira, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e agentes comunitários de saúde. No local serão ofertados todos os serviços relacionados à saúde básica do cidadão, como consultas clínicas e de enfermagem, curativos, farmácia básica e sala de vacinas (este serviço ainda não estará disponível devido ao treinamento do servidor para atuar no local). “Entendemos que a Unidade de Saúde deve estar mais perto das pessoas. O acesso é fundamental, trazer a unidade para perto da população significa facilitar o acesso e fazer com que a Unidade faça parte da comunidade. Dentro da estratégia de Saúde da Família procura-se acompanhar desde o bebê, até o idoso, passando por todas as fases da vida”, disse o diretor geral de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti.

O prefeito Beto Lunitti destacou os investimentos em saúde como política fundamental dos municípios, e que eles precisam ser potencializados de forma ordenada. “Nos temos isso com clareza em Toledo. Hoje temos 18 equipes de Estratégia de Saúde da Família e estamos abrindo uma Unidade Básica porque faz parte do contexto daquilo que estudamos para oferecer à população. Estamos juntos, alterando os processos culturais de cuidado da vida, pois queremos potencializar e estabelecer os aspectos da prevenção, diminuindo as filas das urgências e emergências, internamentos e filas de especialidades”, afirmou.

Segundo o gestor municipal, todo o processo faz parte da política de saúde implementada em Toledo prevê no orçamento municipal para 2017, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias, cerca de R$ 100 milhões para serem aplicados em saúde. “Estamos no caminho certo, temos bons índices de redução de óbitos, mortalidade infantil, cuidados na política de saúde para mulheres, homens crianças, idosos e toda população, e quando entregamos uma Unidade de Saúde ficamos felizes, pois se estamos entregando proteção à vida dessas pessoas”, afirmou Beto Lunitti.

Sem nome %281144 x 250 px%29