1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

TRÂNSITO

Primeira etapa do Binário Leste/Oeste começa a funcionar na segunda

A ação faz parte do projeto de reestruturação do trânsito iniciado em 2014

22/07/2016 - 17:05


Na próxima segunda-feira (25) entrarão em funcionamento os semáforos da Rua Guarani. Serão sete cruzamentos sincronizados, proporcionando a chamada ‘onda verde’, facilitando a circulação no sentido oeste/leste da cidade. Nesta semana, os servidores municipais do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) trabalharam na sinalização da via, em especial os cruzamentos.

A ação faz parte do projeto de reestruturação do trânsito iniciado em 2014 após diversas reuniões com a sociedade organizada e comunidade em geral e contempla a instalação de um binário, no sentido Leste/Oeste, nas Ruas Guarani e XV de Novembro, trazendo mais fluidez e segurança para os motoristas nos deslocamentos entre a Rua Almirante Tamandaré, cruzando a região central e a Avenida Cirne Lima, na Vila Becker, onde se concentram universidades e equipamentos públicos como a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA) e o Hospital Regional, além do Museu Histórico Willy Barth.

“Faz parte de um processo de reorganização do trânsito proposto a partir de estudos realizados por técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST)”, explicou o diretor do Deptrans Fabiano Faria, acrescentando que quando estiver em pleno funcionamento os motoristas perceberão as vantagens deste sistema. A ligação no sentido leste/oeste será feita pela Rua XV de Novembro, com data de início ainda a ser definida. “Ainda trabalhamos na instalação dos equipamentos e assim que for possível vamos divulgar a data de início de funcionamento”, acrescentou.

Sincronização

Para operacionalizar o sistema sincronizado de semáforos, a chamada ‘onda verde’, a Prefeitura adquiriu uma central semafórica. O equipamento custou R$ 90 mil e será implantada em dez locais estratégicos. Com o sistema inteligente, a central irá informar imediatamente ao operador sobre qualquer alteração ocorrida no semáforo. “A medida fará com que os semáforos, a partir do primeiro, abram conforme um cálculo de velocidade média dos veículos, criando assim a onda verde”, explicou Fabiano Faria.

A central evita a formação de trânsito lento, reclamações dos usuários e o bloqueio dos cruzamentos por veículos. Além de solucionar problemas como a perda de tempo no trânsito, desperdício de combustível, além de diminuir o risco de colisão traseira. “Já temos aproximadamente 90% do sistema implantado e pronto para entrar em funcionamento. Na próxima semana terei o treinamento para operacionalizar o sistema e posteriormente repassar aos agentes que auxiliarão no trabalho”, concluiu Fabiano.

Sem nome %281144 x 250 px%29