Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Unioeste sedia Mostra de Cinema de Cascavel

Evento segue até o dia 29 e contará com mostras de filmes, palestras, oficinas e exposições, com destaque para as produções locais

23/08/2016 - 14:03


Tem início hoje (23), a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Cascavel, a abertura oficial, do 9º Festival de Cinema de Cascavel, com a exibição do curta metragem “Relicário”. Em seguida, será a vez do espetáculo “A volta ao mundo do cinema”, a partir das 20 horas.

O projeto que tem apoio de diversas Instituições de ensino do município, entre elas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, segue até o dia 29 e contará com mostras de filmes, palestras, oficinas e exposições, com destaque para as produções locais. Os curtas, médias e longas-metragens selecionados serão exibidos em instituições culturais e educacionais da cidade.

Além da Unioeste, as demais atividades, todas gratuitas, serão promovidas na Unipar, Fag, IFPR, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Centro Cultural Gilberto Mayer, Reassentamento São Francisco, Biblioteca Municipal, Cras, centros comunitários e colégios estaduais. Entre os destaques estão as mostras itinerante, de cinema infantil e de cinema com acessibilidade, com tradução em libras e audiodescrição.

A primeira atividade que será realizada em parceria com a Unioeste será a “Palestra: cinema e pintura”, com o professor Acir Dias da Silva (Unioeste), que irá ocorrer amanhã (24), a partir das 19h30, no Teatro Municipal, no auditório II. Na sequência, será realizado uma “Mostra de Cinema” às 21 horas. Já na sexta-feira (26), no Campus de Cascavel, a partir das 19h30, será realizada a “Mostra: Miradas Latinas”, com docentes e estudantes do curso de cinema e audiovisual da Unila. Após a mostra, haverá um debate Professora Francieli Rebelatto (Unila).

De acordo com o professor/palestrante, Acir Dias da Silva, a temática Cinema e Pintura será bastante explanada. “Irei explorar a relação de cinema e pintura mediados pelo aparelho câmera, fazendo diversas comparações. A apropriação e reapropriação da arte contemporânea com o uso da pintura no cinema. Também irei apresentar trechos de filmes, para que todos possam visualizar a usabilidade de pinturas conhecidas, na construção do cinema”.

Sem nome %281144 x 250 px%29