Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Circuito Cultural Sesi apresenta espetáculo “Para ler aos trinta” em Toledo

Atração abre o Festival Estadual de Teatro do município

23/08/2016 - 14:31


E se fosse possível voltar no passado e dar dicas a nós mesmos? Foi o que fez a personagem da peça “Para ler aos trinta”, que resolve escrever vários post scriptum (PS´s) para si mesma, quando estava na faixa etária dos trinta anos. Em meio a flashes, a bailarina aposentada desta história propõe um resgate de vida por meio das palavras, dialogando com a personagem e as atrizes Kelly Eshima e Uyara Torrente, que estão na faixa dos 30 anos, sob direção de Nina Rosa Sá, que também assina a sonoplastia.

As apresentações são gratuitas e fazem parte do Circuito Cultural Sesi. Na região Oeste, os espetáculos começam emToledo (14) e seguem por Marechal Cândido Rondon (15), Medianeira  (16) e Cascavel (17), completando o circuito outras sete cidades do Paraná.

Em 60 minutos de encenação, o público poderá apreciar uma peça delicada. Também foram utilizados depoimentos das atrizes na concepção da personagem, contribuindo para a dramaturgia. Dois vídeos também são utilizados como abstrações, figuras de linguagem para apoiar a linguagem adotada pela diretora.

“Para ler aos trinta” foi concebido em 2013, quando iniciou seu processo produtivo. Em 2014 estreou no Festival de Curitiba, quando foi apresentada duas vezes. Depois, foi encenada outras duas vezes também na capital e, agora, participa do Circuito Cultural. Para a diretora Nina Rosa Sá, que já participou de outras edições do projeto, a expectativa pela circulação da montagem é a melhor possível. “O Circuito Cultural do Sesi é muito bacana, porque conseguimos levar a peça para outros lugares, fora de Curitiba. É um público aberto, receptivo, ávido, a fim de embarcar com a gente na jornada”, diz a diretora Nina Rosa Sá.

Próximas programações

O próximo espetáculo do Circuito Cultural Sesi que chega à região é Estórias Brincantes de muitas mainhas. Essa peça fala sobre três simpáticos velhinhos que adoram contar histórias, um para o outro e do seu jeito. Eles trazem contos da literatura nacional dirigido às crianças para apreciação do público, mesclando à contação os sentimentos de saudades e lembranças, em clima de brincadeira e faz-de-conta. As apresentações de Estórias Brincantes de muitas mainhasocorrem em Cascavel (04/10), Toledo (05/10), Marechal Cândido Rondon (06/10) e Medianeira (18/10).

Sobre o Circuito Cultural Sesi

O Circuito Cultural Sesi percorre todo o Paraná levando espetáculos culturais ligados as Artes Cênicas ou Música para diversas cidades e tem a proposta de oportunizar acesso ao bem cultural aos trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade local.

Sem nome %281144 x 250 px%29