1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Parceria viabiliza atendimento em fisioterapia para bombeiros

Projeto conta com atividades preventivas na sede da unidade e de reabilitação na clinica de Fisioterapia da Unipar

25/08/2016 - 14:16


A academia de musculação do Corpo de Bombeiros tornou-se pequena duas vezes por semana, na sede do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo. Durante uma hora, pelo menos duas vezes por semana, onze profissionais em horário de plantão dedicam 60 minutos para  prática de atividades preventivas e de fortalecimento de músculos. Sob a orientação de três alunos do quinto ano do curso de Fisioterapia, os bombeiros estão fazendo exercícios para a prevenção de lesões.

Diariamente o grupo se reveza, atendendo todos os bombeiros da ativa, conforme a escala de trabalho de cada um. “Acredito que seja um trabalho inédito no estado na corporação. Nós sentimos a necessidade, procuramos a Universidade Paranaense (Unipar) e conseguimos fazer esta parceria. Todos os dias eles vem até a unidade para orientar na prática de exercícios físicos e também estão atendendo na clinica da universidade bombeiros que estão afastados de suas funções justamente por estarem com algumas sequelas da atividade profissional”, comenta o tenente Guilherme Rodrigues. 

Formado em Educação Física, o tenente Rodrigues sabe da importância da atividade física orientada na prevenção de lesões. Segundo ele, o atendimento realizado pelos bombeiros, incluindo o levantamento de vítimas ou mesmo dos equipamentos utilizados para o combate a incêndios, que são pesados, favorece o aparecimento de lesões de coluna, joelho e ombros. O trabalho que está sendo proposto visa justamente fortalecer estes músculos para que, melhor condicionados, reduzam os riscos de problemas no futuro, influenciando na qualidade de vida das pessoas.

As atividades são realizadas diariamente, das 10h30min às 11h30min, num horário que estatisticamente o número de ocorrências é menor. Mesmo assim, já ocorreu do bombeiro ter que interromper os exercícios para o atendimento de um chamado. “Todos estão atentos e prontos para um eventual chamado. Se  o bombeiro for acionado, ele sai imediatamente, sem qualquer prejuízo ao seu trabalho”, explica o tenente Rodrigues. Por enquanto está sendo atendido o grupo que atua no atendimento na rua, mas a meta é estender também o trabalho para os demais integrantes da corporação, incluindo também os que atuam na área administrativa, entre outros setores. “São ações que visam a melhoria da qualidade de vida do funcionário, tanto enquanto ele estiver na ativa, como depois de aposentado, que poderá aproveitar este período sem dores ou sequelas de atividades que exerceu na sua vida profissional”.

A responsável técnica pela clinica de Fisioterapia da Unipar, Priscila Giovanini, ressaltou que o projeto é bastante positivo, pela retribuição que a instituição pode dar à sociedade, como também pela experiência que oferece aos alunos. “Além da prática de reabilitação, que já desenvolvem na clínica, os estudantes tem a oportunidade de fazer um trabalho preventivo, e acompanhar de perto os resultados deste trabalho”, comenta.

Os estudantes orientam na prática de atividades físicas de alongamento e fortalecimento de músculos, além de reabilitação, no caso de bombeiros que apresentam algum tipo de lesão e requerem um trabalho de fisioterapia.

Sem nome %281144 x 250 px%29