Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Estudantes toledanos recebem premiação do 5º concurso cultural de cooperativismo

Premiação é do Sicoob Meridional na etapa municipal em Toledo

26/09/2016 - 14:48


Vinte e quatro estudantes de terceiro e quinto anos de 13 escolas públicas e da rede privada de ensino de Toledo receberam as premiações da etapa municipal do 5º Concurso Cultural do Instituto Sicoob. A entrega dos prêmios foi realizada na quinta-feira (22), no Centro Administrativo do Sicoob Meridional, em evento que reuniu alunos, familiares, professores, diretores das escolas, além de diretores e colaboradores da cooperativa de crédito.

Os alunos premiados nas categorias Desenho e Redação receberam certificado de participação e R$ 100,00 em caderneta de poupança do Sicoob Meridional. Na etapa municipal participaram 1.340 alunos, cujas redações e desenhos concorreram na etapa estadual. Antes de produzir os trabalhos o tema “Cooperação: minha comunidade é importante”, foi trabalhado pelos professores em atividades de aula com os alunos.

De acordo com o coordenador Airton Bagli, neste ano houve um avanço significativo no número de escolas participantes. “Ficamos muito felizes, pois neste ano conseguimos um avanço. Começamos com quatro escolas em 2012 e avançamos este ano para 16 escolas, sendo 13 de Toledo e três de Vera Cruz do Oeste. Foram incluídas todas as escolas municipais que participam do programa CooperJovem, outro projeto de ensino cooperativista do Instituto Sicoob”, explica.

No Estado foi registrada a participação de 17.547, alunos distribuídos em 214 escolas participantes. A etapa estadual contemplou e irá premiar os três melhores desenhos e as três melhores redações no Estado. Cada aluno vencedor irá receber  um tablet, e seu professor orientador ganhará R$ 500,00, como forma de incentivo.   Os vencedores foram alunos das cidades de Assis Chateubriand, Guarapuava, Pitanga, Paranavaí, Nova Esperança e Sertanópolis, informa Airton.

O diretor do Sicoob Meridional, Edson Carollo, parabenizou os professores que estimularam a participação dos alunos; os estudantes pelos excelentes trabalhos desenvolvidos e os pais pelo apoio à iniciativa. “As crianças são o futuro e percebemos habilidades aflorando, acima de tudo, o espírito cooperativista sendo despertado e aplicado. É um quadro muito positivo, que nos deixa muito felizes”, afirma.

Carollo destaca que uma das funções da cooperativa de crédito é a inserção social e fazer com que a comunidade participe dessas ações. “Entre tantas outras ações, o concurso cultural é uma das maneiras de inserção nas comunidades e vemos isso de forma muito positiva. Possibilita disseminar a filosofia cooperativista entre os estudantes nas escolas, para que lá na frente consigam criar essa mentalidade de cooperação e associativismo e trazer resultados para sua família e comunidade.”

A diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Toledo, Neusa Melania Koval, igualmente agradeceu aos professores e alunos por aceitarem o desafio de participar do concurso, que tem produzido resultados expressivos ao longo dos anos. “Incentivamos os alunos a compartilhar com os demais colegas, para falar da importância de cooperar, como forma de incentivo e de prática do cooperativismo. Ficamos imensamente gratos a todos pela dedicação”, comenta.

Premiados

Os alunos premiados pelos melhores desenhos foram Nicolas Volkweis Palú (Colégio La Salle); Guilherme Costa Caus (Escola Princesa Isabel); Karla Delfino Proença da Silva (Orlando Luiz Basei); Daiane Blanco Amarilha (Anita Garibaldi); Eloah Novais do Espírito Santo (Incomar); Maria Luíza Simon Floriano (Intentus); Ana Clara Neis Weber (Duque de Caxias); Karine Emanuele Mussoi (São Luiz); Jorge Felipe Caceres da Silva (Osvaldo Cruz); Fabrício Nowotny Krindges (Miguel Dewes); Nathaly Sabrina Pereira Severo (André Zênere); Luiz Narciso Thielke (Santo Antônio).

Os estudantes que fizeram as melhores redações foram Daniel Fernando Angst (Escola Duque de Caxias); Luis Eduardo Mangon Muller (Osvaldo Cruz); Ilário Gabriel Frutos Garays (Anita Garibaldi);  João Vitor Rohloff (Intentus); Maria Eduarda Lunkes (André Zênere); Giovana Gilglioli Massoni (Incomar); Gustavo Schaedler Heim (La Salle); Roberta Soeleen Schmidt (Miguel Dewes); Laiane Wissmann (Orlando Luis Basei); Eloísa Bianca Kunkel (Tomé de Souza); Ana Júlia Oldoni (São Luiz); Odivan Martins de Lima (Santo Antônio).

Participaram do concurso cultural os estudantes das Escolas Municipais da área urbana e distritos de Toledo: Miguel Dewes ( Dez de Maio); Duque de Caxias (Concórdia do Oeste); Osvaldo Cruz (Vila Nova);  Orlando Luis Basei (Novo Sarandi);  Anita Garibaldi, André Zênere; São Luiz (São Luiz do Oeste); Santo Antonio (Boa Vista); Tomé de Souza (Vila Ipiranga); Princesa Izabel (Dois Irmãos), Colégio Intentus, Incomar e La Salle. Tambem participaram as escolas Attilio Carnelose, José do Couto Pinna  e Geraldo Batista Chaves, de Vera Cruz do Oeste. As escolas participantes receberam catalogados todos os trabalhos elaborados neste ano.

Sem nome %281144 x 250 px%29