1144x150 %284%29

CULTURA

X Mostra e III Festival Nacional de Circo: um espetáculo cultural e social para toda a família

Apresentação artística, oficinas, cursos e exposições fazem parte do evento que segue até sexta-feira no Teatro Municipal

28/09/2016 - 18:32


“Odeio Circo. Aliás, odeio tudo que me encanta e depois vai embora”, já dizia o jornalista e escritor, Caio Fernando Abreu. É no Teatro Municipal, desde segunda-feira (26), que o espetáculo da X Mostra e III Festival Nacional de Circo Social acontece. É o lugar onde crianças, adolescentes e adultos com os rostos pintados afloram as emoções do público com risadas, música e magia.

O show continua até a sexta-feira (30), sempre às 20h. Segundo o coordenador do Circo da Alegria e do Festival, Dado Guerra, Toledo tem uma boa aceitação da arte circense. “Isso deixa a gente e os artistas mais felizes. Toledo se destaca o cenário nacional do Circo e o Festival só vem a acrescentar. Recebemos contato de várias companhias artísticas que querem participar e vir à cidade”.

Na terça-feira (27) a Companhia Atmosfera, de Porto Alegre, encantou o público com o espetáculo Multi Circo Show. “Foi uma apresentação com alto nível de qualidade técnica tendo, inclusive, o malabarista Rogério Piva, um dos únicos artistas que se apresentou ao Papa”, comentou Dado.

Na quinta-feira (29) será a vez do grupo Los Circo Los, de Campinas, apresentar o espetáculo “Versão Brasileira”. Após a apresentação no Teatro, haverá a noite de Luz e Fogo, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, às 21h30. Malabares, moto clube e apresentação musical com a banda Rafa e os Mavecos vão integrar a ação. O festival encerra na sexta-feira (30) com o espetáculo Fragmentos, da Cia Giracorpos, Escola Nacional de Circo, Rio de Janeiro. 

O evento ainda destaca e possibilita o contato dos jovens de Toledo a conhecerem artistas profissionais de todo o Brasil. Um exemplo é a artista circense, Natalia Heloísa Santos de Moraes, que participa pela segunda fez do Festival. Ela tem 11 anos e faz parte do Circo da Alegria há dois anos.

“A sensação de estar na frente do público e ser o centro das atenções é algo inexplicável. É como se você fosse a estrela e a expectativa do público em relação ao nosso trabalho nos deixa mais confiante. É muito legal”, relatou ela. Quando perguntada sobre a melhor atividade, Natália respondeu. “Tudo. Principalmente cambalhotas, ponte e meia ponte. Mas o que eu ainda pretendo fazer é a reversão”.

Além do palco

Simultaneamente ao Festival, acontecem apresentações em pontos estratégicos da cidade. Na sexta-feira (30), artistas circenses se apresentam na Feira do Produtor do Jardim Porto Alegre, às 17h30. “Temos que investir no conhecimento, oficinas e cursos para os nossos jovens”, fomentou Dado.

Paralelamente, no hall do Teatro Municipal também acontece a exposição do espetáculo Roda D’água, do Circo da Alegria, que aborda sobre a seca, o sertão e a relação do homem com a natureza e a água.

Além disso, também estão sendo arrecadados alimentos de forma espontânea. “Os alunos que podem vão trazer alimentos para doação. No fim, serão feitas cestas básicas que serão distribuídas entre os alunos com maior necessidade que frequentam nossas atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo”.

Resumindo, o Festival e Mostra de Circo Social é um evento cultural e social para toda a família.

Programação

29/09 – Quinta-feira

8h às 11h e das 14 às 16h – Oficinas no Picadeiro do Circo da Alegria

17h30 – Feira do Produtor do Jardim Porto Alegre – Espetáculo Mais uma Chance – Matias Donoso, de Curitiba

20h – Teatro Municipal – Espetáculo Versão Brasileira - Companhia Los Circo Los – Campinas (SP)

30/09 – Sexta-feira

9h – Apresentações da Mostra de Circo no Teatro Municipal

9h – Oficinas no Picadeiro do Circo da Alegria

10h - Varieté Trupe de Circo Fundacam – Campo Mourão PR – Picadeiro do Circo da Alegria

14 h – Apresentações da Mostra de Circo no Teatro Municipal e premiação para os destaques: figurino, maquiagem e espetáculo Mais uma Chance.

16h – Palestra com o diretor da Escola Nacional de Circo, Carlos Viana, no Teatro Municipal

20h – Teatro Municipal - Espetáculo Fragmentos – Cia Giracorpos – Escola Nacional de Circo.

Sem nome %281144 x 250 px%29