Casa de not%c3%adcias 1144x150

ELEIÇÕES

Mais de 89 mil eleitores vão as urnas e inauguram o sistema biométrico em Toledo

Enquanto a reforma eleitoral restringiu os abusos na propaganda, o eleitor maior interessado deixou de garantir seu direito, mais de 3 mil eleitores não poderão votar neste domingo

30/09/2016 - 15:37


Em Toledo mais de 89 mil eleitores deverão ir às urnas neste domingo (2), para eleger prefeito e vereadores. Comparado com as eleições presidenciais de 2014, este ano houve uma redução de 3,69% no número de eleitores aptos a votarem. A quebra está relacionada ao não comparecimento ao cadastramento biométrico de mais de três mil eleitores. Esta será a primeira eleição em Toledo pelo sistema biométrico e também, a primeira após a mini-reforma eleitoral, a qual  no quesito propaganda garantiu maior controle nos abusos o que resultou até início da última sexta-feira (30), apenas 18 processos.

A juíza da zona eleitoral 201, Denise Krueger destacou que as mudanças nas regras eleitorais favoreceram um novo comportamento entre os candidatos. Ela lembra que esteve reunida no início do processo eleitoral com candidatos para esclarecer as mudanças. A juíza avalia que a reforma eleitoral de 2013, por aumentar as vedações, proporcionou um maior respeito às regras e o resultado foi a redução no número de processos relativos a propaganda eleitoral. “Enquanto na eleição de 2012 tivemos nesta área 85 processos, neste ano, a propaganda eleitoral registrou apenas 18”.

O vilão dos processos esteve relacionado ao uso da Internet. “Este ano cerca de 90 a 95% dos processos da propaganda eleitoral estiveram relacionados ao uso da Internet. O que mais vimos foram vídeos extrapolando o objetivo. A ideia é que os candidatos apresentem propostas, que digam ao povo o que realmente pretendem fazer em sua gestão. Atacar a honra de um candidato é uma das vedações da legislação”.

Denise Krueger comentou a decisão de apreensão de materiais irregulares. “A partir do momento que a propaganda deixa de fazer uma proposta e faz uma crítica - pois é preciso diferenciar entre a crítica a um homem público e a crítica ao homem comum, ela extrapolou os objetivos da propaganda,  por isso houve a determinação para recolher materiais e retirada de vídeos”.

A propaganda no rádio e na televisão já encerrou, mas os candidatos podem realizar até sábado  propaganda nas ruas, comício e distribuição de material. Os derrames de santinhos a partir da meia noite de sábado será rigorosamente punida. A juíza alerta que responde pelo ato a coligação e o candidato, conforme a Lei 9504/97, artigo 37 parágrafo I. “A multa será revertida em dívida ativa se a pessoa não pagar quando for mencionado”.

A juíza lembra que foi realizado um acordo entre as coligações (apenas ao PSB não aceitou) de entregar o material excedente no cartório eleitoral, no sábado até as 17h. “Este acordo favorece ao candidato, pois não se expõe a riscos em decisões isoladas de distribuir material fora do prazo previsto”.

Boca de urna está expressamente proibida. Quem for flagrado poderá ser preso e levado para o Ginásio Hugo Zeni que será o QG da Polícia. Atuarão em conjunto as polícias militar, civil e federal para garantir o processo eleitoral de acordo com a Legislação vigente.

No dia da Eleição

Denise Krueger alertou que a manifestação individual é livre, ou seja, o eleitor pode votar com o adesivo do seu candidato, desde que observe a limitação deste ato. “Nós temos uma Constituição Federal que fala a liberdade de expressão, então a manifestação individual é livre no dia da eleição, o que é vedado é distribuir santinho, abordar alguém, formar grupinhos ou a pessoa ficar ali o dia todo. O local da votação é para votar e ir para casa”.

Biometria

Em 2014, eleições presidenciais, Toledo tinha 93.135 eleitores aptos a votarem. Este ano, este número reduziu em 3,69%, pois 3315 eleitores deixaram de fazer o cadastramento biométrico. A juíza eleitoral Denise Krueger alertou que quem não fez o recadastramento não poderá votar e já está em débito com a justiça eleitoral.

As urnas já foram distribuídas e neste sábado passarão por vistorias. O horário de votação será das 8h às 17h, mas o cartório eleitoral faz um apelo para que a população não deixe para votar no final da tarde. “O sistema biométrico é novo. Os mesários passaram por treinamento, mas é um sistema que permite até quatro tentativas de reconhecimento digital, por isso, o processo pode ser mais demorado e para evitar formação de filas no final da tarde pedimos para os eleitores procurarem as urnas o mais cedo possível”.

Com o recadastramento é possível que o eleitor tenha mudado de sessão. O prédio de votação é o mesmo, exceto se tenha pedido para mudar, o que muda é a sala. Confira aqui o seu local de votação.

Documentos

O eleitor é obrigado levar para votar um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte), o título não é obrigado, mas recomendável.

Expectativa de resultado

O Cartório Eleitoral de Toledo estima que entre 18h e 19h será anunciado o prefeito eleito e os vereadores que ocuparão a Câmara de Vereadores a partir de 2017.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29