Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Unioeste segue em greve com ocupação do Campus pelos estudantes

A greve dos professores da Unioeste ganhou reforçou com a greve dos estudantes e a ocupação do Campus Toledo. Nesta segunda-feira (17), servidores da Universidade devem aderir ao movimento, juntamente com os professores das escolas estaduais. O Movimento de Ocupação da Unioeste – campus Toledo divulgou nota oficial sobre as reivindicações, entre elas estão a não aprovação da PEC 241 que congela investimentos por 20 anos, a não aprovação da reforma do Ensino Médio editado em Medida Provisória, pela auditoria cidadã da dívida pública, contra os cortes de investimento na Univesidade, pela assistência estudantil e em apoio à greve dos professores universitários e secundaristas. Leia a nota na integra.

15/10/2016 - 15:57


Carta Oficial do Movimento de Ocupação da Unioeste Campus Toledo-PR.

Foi deliberado nesta terça-feira (11/10), em Assembleia Estudantil realizada no Campus da Unioeste-Toledo, com início às 19:30 horas, a greve dos e das estudantes da referida instituição, bem como a ocupação de seu Campus.

Após extenso debate sobre a atual conjuntura em que ataques à educação pública vêm sendo realizado tanto pelo governo Beto Richa quanto pelo governo Michel Temer no que se refere aos cortes de verba e consequente precarização do ensino médio público e superior público e, frente à Luta e resistência do movimento estudantil organizado em todo o Estado do Paraná com mais de 200 colégios ocupados pelos estudantes secundaristas (grande força do movimento de ocupação e resistência), foi realizada a referida Assembleia em que se decidiu por ampla maioria a adesão à greve e ocupação estudantil do campus na noite de terça-feira (11/10).

Dados da Assembleia:

•             192 estudantes presentes, sendo os mesmos credenciados e credenciadas, na entrada, pelo nome e número de Registro Acadêmico. Votação realizada por pauta em dois momentos: 1º momento- Greve estudantil; 2ºmomento- Ocupação do campus.

Segue os resultados deliberados:

Sobre a deflagração da Greve Estudantil

•             150 votos Favoráveis

•             42 Abstenções

Sobre a Ocupação do campus

•             137 votos favoráveis

•             8 votos contrários

•             47 Abstenções

As reivindicações do movimento são:

•             A não aprovação da PEC 241, que congela em um período de 20 anos os investimentos da união em assistência social, saúde e educação. Direitos estes garantidos constitucionalmente. Portanto, é consensual entre os estudantes da referida universidade, reunidos em Assembleia, que este Projeto de Emenda Constitucional proposto pelo governo Michel Temer é um retrocesso ao país e, se aprovada,os danos serão irreparáveis.

•             A não aprovação do projeto de reforma do Ensino Médio, apresentada pelo governo federal por uma Medida Provisória por pelo menos três motivos: 1º) Tal medida fora apresentada de maneira antidemocrática, isto é, sem um amplo debate com a sociedade civil; 2) Se configura como inconstitucional; 3°) Esta medida atende aos interesses da elite brasileira, e não da classe trabalhadora brasileira.

•             Contra o corte de verbas que tem sido cada vez mais pronunciado na UNIOESTE, como instituição. 

•             Por uma assistência estudantil permanente que atenda a demanda dos estudantes, tais como: moradia estudantil, funcionamento do restaurante popular universitário com pelo menos duas refeições diárias (almoço e janta) de domingo a domingo, bolsas de estudo/pesquisa para graduandos, creches para filhos de funcionários e alunos.

•             Pela auditoria cidadã da dívida pública.

•             Em apoio e alinhamento as reivindicações dos estudantes secundaristas do movimento Ocupa Paraná.

•             Em apoio a greve dos professores estaduais.

 

Movimento de Ocupação UNIOESTE Toledo.

Sem nome %281144 x 250 px%29