1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Projeto arquitetônico do Mercado Municipal foi apresentado nesta quinta

A previsão para o início das obras é de janeiro de 2017

21/10/2016 - 09:51


Nesta quinta-feira (20) foi concretizada mais uma etapa para construção do Mercado Público Municipal da Cooperativa de Agricultores Familiares de Toledo (Cofatol). Em reunião foi realizada no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com a presença da equipe da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e representantes das demais entidades envolvidas, foi apresentado o projeto arquitetônico do Mercado Municipal.

A previsão para o início das obras é de janeiro de 2017. A edificação será instalada na esquina das Ruas Rui Barbosa e Raimundo Leonardi, ao lado do Terminal Rodoviário Urbano Luiz Grando. O terreno foi concedido pela Prefeitura de Toledo no ano de 2014, por meio do Decreto nº 351. O objetivo da construção do espaço é aproximar a agricultura familiar da comunidade toledana, além de dar incentivo ao produtor rural.

A construção do Mercado, segundo o prefeito Beto Lunitti, vai apresentar o trabalho do homem do campo à população. “Será a vitrine da agricultura familiar”, afirmou Beto lembrando todo o esforço do município para promover o espaço. “Doamos um terreno que pertencia à Prefeitura, bem localizado e que servirá aos propósitos dos agricultores familiares”.

O prefeito toledano ainda acrescentou que o Mercado Municipal deve, dentro de sua vocação, promover o acesso das pessoas menos favorecidas a alimentos que contribuam para sua segurança alimentar e nutricional. De acordo com o economista da Emater, Honório Conte, esse é o ponto de partida do planejamento. “Melhorar a integração entre produtor e o consumidor. Fazer com que os produtos de qualidade oriundos da agricultura familiar cheguem à mesa de cada cidadão”, disse.

A implantação do Mercado vai proporcionar aos toledanos o acesso à produção local. “Além da população em geral, vamos conseguir organizar melhor o atendimento aos Programas de Aquisição de Alimentos Federal e Municipal. Atualmente trabalhamos com cerca de 200 produtores, mas pretendemos conquistar mais agricultores para a cooperativa e a implantação desta estrutura será um diferencial”, destacou o da Cooperativa de Agricultores Familiares de Toledo (Cofatol), Elírio Cavaleri. Segundo ele o próximo passo é trabalhar para a criação de uma agroindústria. “Depois do Mercado temos que investir na atividade econômica de industrialização dos produtos agrícolas”, completou.

A implantação do Mercado Público Municipal é fruto de uma parceria da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Cofatol, do Instituto Emater, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI).

Sem nome %281144 x 250 px%29