Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Premiação do 27º Concurso de Contos Paulo Leminski será entregue na sexta

O Concurso é considerado pela comunidade literária um dos melhores do Brasil

01/12/2016 - 14:32


Aqui jaz um grande poeta.

Nada deixou escrito.

Este silêncio, acredito,

são suas obras completas.

(Paulo Leminski)

Escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor brasileiro, Paulo Leminki deixou um legado riquíssimo na literatura brasileira.  Em sua homenagem, a Secretaria de Educação de Toledo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizaram o 27º Concurso de Contos Paulo Leminski. São R$ 6,8 mil que serão entregues para os melhores contos participantes.

Mais de 700 contos foram inscritos este ano. A cerimônia de entrega da premiação acontece na próxima sexta-feira (02), às 9h30, no Centro Cultural Oscar Silva. O resultado já foi divulgado, oportunizando a todos os vencedores a possibilidade de prestigiar o evento.

A servidora municipal Cleonisse Feliciano da Silva Pizzatto informou que os trabalhos foram lidos por uma comissão julgadora, formada por mestres e doutores da Unioeste e de outras instituições de ensino. Todos da área da literatura e língua portuguesa. A comissão julgadora também concedeu menções honrosas aos melhores trabalhos, além dos três primeiros classificados, que serão premiados em dinheiro.

Participação

Nesta 27ª edição inscreveram-se 725 contos, provenientes de vários estados do país, como São Paulo (198), Rio de Janeiro (107), Paraná (102), Minas Gerais (74) e Rio Grande do Sul (58). A notoriedade literária também ultrapassa fronteiras. Foram inscritos 13 contos do exterior. Argentina, Canadá, França, Itália, Japão, Portugal e Suíça participaram este ano. “No decorrer das 27 edições do concurso recebemos um total de 12.744 contos inscritos”, destacou Cleonisse. 

“Nós agradecemos a todos os inscritos no 27º Concurso de Contos Paulo Leminski pela participação, demonstrando assim, confiabilidade neste Concurso que já tem raízes muito profundas. A marca dessa premiação é o equilíbrio entre os autores das mais diversas localidades do Brasil. E hoje, o concurso oferece um painel muito representativo do que se escreve atualmente em nosso país e está entre os maiores concursos literários no gênero conto. Também agradecemos aos milhares de escritores que ao longo dessas 27 edições, enviaram seus trabalhos, acreditando que a literatura é possível, tornando-se assim os verdadeiros protagonistas dessa história”, salientou Cleonisse.

Resultado

1º LUGAR

Título: Formigueiro

Autor: LUIZ AUGUSTO DE SOUZA LOREDO

Cidade: Londrina/PR

2º LUGAR  

Título: Zé Firmino

Autor: WILKER LEITE DE SOUSA

Cidade: São Bernardo do Campo/SP

3º LUGAR

Título: Felícia

Autor: VALVEREZ CARDOSO GOMES

Cidade: São Paulo/SP

MELHOR CONTO TOLEDANO

Título: Chinelinhos na árvore

Autor: LUCRÉCIA WELTER RIBEIRO

Menção Honrosa

Autor: ADRIANA CALABRÓ ORABONA – São Paulo/SP

Título: A lança e o dado

Autor: DANIEL DE ASSIS FURTADO – Araraquara/SP

Título: Carmim

Autor: JOSÉ RIBAMAR EWERTON NETO – São Luis/MA

Título: O trem passa

Autor:  LAURO ELME – Praia Grande/SP

Título: O quase crime de Ernesto Meretiere

Autor: NILSON DE CARVALHO LATTARI – Juiz de Fora/MG

Título: A última sessão de cinema

Autor: PEDRO NEGREIRO TEBYRIÇÁ –  Rio de Janeiro/RJ

Título: Meu irmão, o Zé

Autor: WHISNER FRAGA – São Paulo/SP

Título: O que devíamos ter feito

Matemática também é poesia?

Se pararmos para pensar quem participa de concursos literários é comum vir logo a mente a figura de alguém da área de letras, de filosofia ou de qualquer área que tenha afinidade com as palavras.

A surpresa nesta edição do Concurso de Contos Paulo Leminski ficou por conta da vencedora do Melhor Conto Toledano, Lucrécia Welter Ribeiro. Pasmem, sua formação é em Matemática. Sim. Isso mesmo: Matemática. Lucrécia é bancária aposentada, é presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e disse que, apesar da formação, desde cedo gosta de escrever. “Fazemos a soma das letras para resultar em belas poesias, gosto muito do que escrevo, é um excelente hobby”.

Lucrécia disse que essa premiação foi uma surpresa muito agradável. “É o terceiro ano que estou tentando, mas felizmente os ventos foram favoráveis. É uma satisfação enorme essa notícia. Ter o selo do concurso de contos Paulo Leminski é uma honra pra mim. Ele tem um brilho nacional e abrangência internacional”, reconheceu.

Este ano Lucrécia não somou, multiplicou. Ela também conquistou o primeiro lugar no Concurso de Crônicas e Poesias Edy Braun em Toledo na categoria geral. Além de Toledo, ganhou outros seis concursos nas cidades de Curitiba, Petropolis/RJ, Salvador/BA e Campo Grande/MS.

A Toledana de nascença já tem três livros editados e publicados, dois físicos e outro em CD/DVD, além de várias antologias que participa. Nascida em Toledo em 1953, lamenta pelo concurso ser mais reconhecido pelas pessoas de fora da cidade. “Eu gostaria que as pessoas que querem participar continuem tentando. Não é fácil mesmo, mas é possível conquistar esse mérito”, salientou.

Histórico

O concurso de Contos Paulo Leminski foi criado em 1989, ano de morte do paranaense escritor, poeta, compositor, jornalista e contista. Desde então vem sendo lançado ano a ano e conquistando participantes de vários estados do Brasil e também de outros países. É considerado pelos críticos literários um dos maiores concursos literários no gênero contos nacionais.

Desde o surgimento, o objetivo foi sempre estimular e divulgar a literatura local, mas desde seu início, estendeu-se para outros estados e há muito, extrapolou as fronteiras do nosso Brasil.

Sem nome %281144 x 250 px%29