1144x150 %284%29

ECONOMIA

Dados da economia local é tema de palestra

O coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, o professor Jandir Ferrera de Lima, visitou diversos municípios brasileiros, além de cidades oeste e sudoeste do Paraná para discutir dados da economia nacional e a conjuntura urbana desses locais. 

01/12/2016 - 16:48


O professor Jandir conta que a maioria das pessoas que participa de suas palestras, em geral empresários e investidores, não tem a dimensão que é a economia de suas cidades. “Eles ficam impressionados com os números que eu apresento do Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo” conta o docente. 

Em 2015, as palestras foram aplicadas nos municípios de São Miguel do Iguaçu, Guaíra e Toledo. Na região oeste e sudoeste, o ciclo de aulas foi realizado em parceria com a Coordenadoria das Associações Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), sendo direcionada aos empresários, estudantes, produtores rurais e demais membros da comunidade. 

Além dessa atividade integrar o 7º Ciclo de Palestras da Caciopar, ela também marca a parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Regional, para levar informação e análises da economia local aos municípios do oeste paranaense. O conteúdo das palestras apresentou dados sobre emprego, renda, perfil produtivo e discutirá ações para minimizar os efeitos da crise econômica. 

O professor explica que no final de suas palestras, os empresários têm uma noção do que fazer com os dados apresentados e onde investir para que o respectivo município cresça ainda mais. “Os números são importantes, pois as cidades que tem sua base na agricultura são as que menos sofreram impacto com a crise. O Paraná cresceu 1,6% nessa área e tende a alavancar mais agora no segundo semestre do ano” comentou. 

Ele explica que a partir de 2017 a economia começará a se recuperar uma vez que a taxa de juros, que estava 14,25%, caiu para 13,75% e isso trará investidores ao Brasil. “Existem lados positivos e negativos, por exemplo, Cascavel, fechou quatro mil postos de trabalhos, em contrapartida, Matelândia e Medianeira juntas criaram cerca de mil empregos e a desvalorização cambial aumentou o potencial exportador do Paraná. São estes os dados que apresento em minhas palestras” finalizou. 

O docente Jandir Ferrera, além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão na área de desenvolvimento regional e urbano, é avaliador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ) na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia e pesquisador associado de organismos internacionais na área de desenvolvimento territorial. 

No Paraná, as visitas ocorreram nos municípios de Cascavel, Dois Vizinhos, Quedas do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Santa Helena, Medianeira, Cafelândia, Matelândia e Vera Cruz do Oeste. Além das cidades paranaenses, o professor ministrou aulas em outras cidades pelo Brasil, como Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Frederico Westphalen (RS), Ponta Grossa (PR), Natal (RN), entre outros.

Sem nome %281144 x 250 px%29