Casa de not%c3%adcias 1144x150

CIÊNCIA

BIOPARK: Pilares do campus de medicina começam a ser levantados no início de março e primeira aula deve acontecer dia 1° de fevereiro de 2018, garantiu Luiz Donaduzzi

Apresentação também marcou o início do trabalho nos avanços da comercialização futura dos quatro mil terrenos tanto residenciais quanto comerciais

17/02/2017 - 16:16


Uma sinergia entre o empreendedorismo e a visão de futuro. Esta foi uma das frases que mais definiu a apresentação sobre o Parque Científico e Tecnológico de Biociência – BIOPARK -, uma iniciativa do Dr. Luiz e Dra. Carmen Donaduzzi, que vai reunir pesquisadores e parceiros na área da biotecnologia. Na ocasião, Luiz Donaduzzi reafirmou levar o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ao parque e garantiu as aulas terão início no dia 1° de fevereiro de 2018. “Isso só não vai acontecer caso haja algum desastre”, brincou o presidente do BIOPARK.

No início de março, serão colocados os pilares do prédio do campus de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A primeira sala de aula vai começar a ser construída no dia 24 de março. A parceria com a UFPR e BIOPARK é nos moldes da USP e o Hospital Círio Libanês. “No setor de inovação tecnológica, o intuito é transformar a região em um campo de pesquisa ancorado em universidades e centros universitários de alto padrão, assim como também o desenvolvimento industrial”, comentou Luiz Donaduzzi.

Cursos técnicos, graduação, pós-graduação, especializações, MBA, mestrado e doutorado também estão entre as ofertas que o parque dará a população, principalmente pesquisas com o foco principal em biotecnologia.  O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Verdruscolo, parabenizou a iniciativa do casal Donaduzzi. “A educação é a base do desenvolvimento. Com este parque, vocês construíram a imortalidade”, comentou.

A apresentação também marcou o início do trabalho nos avanços da comercialização futura dos quatro mil terrenos tanto residenciais quanto comerciais. Localizado na região do Cavalo Morto, em Toledo, o complexo prevê espaço para universidades, hospitais incubadoras, indústrias, áreas residenciais, comerciais, além de uma área para Start-up’s e esporte.

“A área de ensino e pesquisa já estão bem estruturadas, mas ainda não temos a área imobiliária. Então junto com os parceiros vamos dar início a esta medida de loteamento. O que queremos com o BIOPARK é criar uma área científica e industrial ao redor de Toledo. Toda a cadeia produtiva vai ser chamada a participar. Queremos ser organizadores de toda essa estrutura industrial, científica, residencial e até de diversão”, salientou Luiz Donaduzzi.

O vice-prefeito, Tita Furlan, também esteve presente no evento e elogiou o projeto do BIOPARK. “Uma visão empreendedora sensacional que vai alavancar a economia do nosso município e fazer de Toledo um exemplo a ser seguido. Dr. Luiz e Carmen Donaduzzi são empreendedores cívicos, com um desenvolvimento humano, além de industrial”.  

O parque está inserido no Plano Diretor do Município e conta com uma área de 182 alqueires e vai receber investimento de R$ 500 milhões para os próximos cinco anos. O local já tem presença garantida no Parque UFPR, Unioeste, Hospital da Unimed e Hoesp. Dentre os objetivos, estimam-se gerar 30 mil empregos de alto valor agregado, além de desenvolver produtos na área da biociência com alta qualidade e baixo custo para a saúde.  

Sem nome %281144 x 250 px%29