1144x150 %284%29

SAÚDE

UBS passam a atender demanda espontânea de consultas médicas

Unidades Básicas de Saúde estavam atendendo apenas consultas agendadas. Agora está sendo atendida demanda espontânea e agendada

21/02/2017 - 17:08


A Secretaria Municipal de Saúde redefiniu o sistema de atendimento nas unidades básicas de saúde para agilizar o atendimento da população e reduzir a fila de espera na Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker. Desde o começo de janeiro, as unidades básicas de saúde passaram a atender a demanda espontânea de consultas e também as agendadas. Com isso, o primeiro passo do contribuinte que precisar um atendimento médico é procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. No local, o paciente será acolhido, avaliado e encaminhado para atendimento imediato na unidade, agendada a sua consulta ou mesmo encaminhado para a UPA, se for necessário. “O primeiro passo é procurar sempre a unidade básica de saúde mais próxima. Lá o paciente será acolhido e encaminhado”, orienta o secretário municipal de Saúde, Thiago Sttefanello.

A medida, que está sendo implantada desde o começo de janeiro, reduziu em 500 pessoas o número de atendidos na UPA da Vila Becker, o que representa uma redução em torno de 9 por cento no número de atendimentos. A prioridade no local é o atendimento de urgência e emergência. Paralelamente, explica o secretário de Saúde, está sendo realizado um trabalho de orientação na UPA para dar o encaminhamento correto. Os pacientes são inicialmente acolhidos e triados. Quando o caso pode ser resolvido na UPA, o paciente é orientado a procurar esta unidade. Ele sai da UPA com o encaminhamento e agendamento da consulta na unidade básica de saúde, dependendo da disponibilidade de vagas. Casos de pediatria estão sendo encaminhados para o Jardim Coopagro e de clínico geral para a unidade de saúde do antigo Mini-Hospital Jorge Nunes. No mês de janeiro, 40 pacientes foram acolhidos na UPA, triados e encaminhados para atendimento médico nas unidades básicas de Saúde.  Em fevereiro, até o dia 20, cerca de 100 pacientes passaram pelo mesmo procedimento.

“Queremos dar mais qualidade e agilidade no atendimento à população. Por isso estamos reestruturando a gestão das unidades básicas e reorganizando os serviços para garantir um melhor aproveitamento da estrutura física e de pessoal”, explica o secretário de Saúde. Com a abertura do Pronto Atendimento Jorge Nunes, na Vila Pioneiro,a partir do dia 10 de abril,  os atendimentos também serão redefinidos. O município será georreferenciado, visando dividir o atendimento emergencial à população nas duas unidades de pronto atendimento que o município passará a contar, o da Vila Becker e o da Vila Pioneiro. O atendimento de urgência e emergência na área de pediatria será exclusivo na Vila Becker, enquanto os demais atendimentos serão divididos por bairros e localidades do interior, conforme a proximidade.

Unidade volante

O atendimento médico da unidade volante em comunidades do interior será desativado temporariamente, a partir do dia 1º de abril.  Os serviços de entrega de medicamentos, vacinas, entre outros procedimentos serão mantidos conforme o cronograma existente. Os pacientes que precisarem de consultas médicas, no entanto, deverão ser georreferenciados para as unidades de saúde mais próximas.

Usuários do SUS residentes em Linha São Miguel deverão procurar como referência principal a Unidade Básica de Saúde de Vila Ipiranga; de Cerro da Lola, a de Dez de Maio; de Linha São Paulo, a de Novo Sobradinho; de Linha Tapuí, deverão procurar como referência principal a Unidade Básica de Saúde do Centro e de Linha Bom Princípio, a unidade de São Luiz do Oeste.

Sem nome %281144 x 250 px%29