Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Prefeitura de Toledo emite nota de esclarecimento sobre lixo no Cemitério

Nota informa que empresa responsável abandonou o serviço e que prefeitura abriu sindicância para apurar os fatos

22/02/2017 - 15:55


A Prefeitura de Toledo divulgou nesta quarta-feira (22) uma nota de esclarecimento sobre a queima de materiais no Cemitério Municipal Cristo Rei, nesta segunda-feira (20). 

Veja a seguir a íntegra da nota:

Nota de esclarecimento

Sobre a denúncia feita nesta segunda-feira, 20, divulgada na imprensa, com relação à queima de materiais no Cemitério Municipal Cristo Rei, a prefeitura de Toledo esclarece que:

- A empresa responsável pelo recolhimento e destino adequado dos materiais abandonou o serviço ainda no ano passado, o que acarretou um grande volume de lixo no Cemitério Municipal Cristo Rei, especialmente em função de finados, período em que ocorre maior fluxo de visitantes nos cemitérios e realização de melhorias;

- Uma nova licitação foi realizada em janeiro de 2017, mas não houve nenhuma empresa interessada em participar do processo. Empenhada em resolver a situação, a Secretaria de Habitação e Urbanismo, responsável pela administração dos cemitérios Cristo Rei e Jardim da Saudade, está encaminhando novo processo licitatório e fazendo contatos com empresas do ramo para garantir a participação neste processo.

- Os materiais existentes no cemitério municipal são de restos de construção, galhos, flores, entulhos, caixões e vestes resultantes de exumações. As exumações são feitas pelas funerárias contratadas, sem qualquer participação da administração do Cemitério Municipal, a pedido e com a autorização das famílias. Os restos mortais são recolocados nos respectivos jazigos, não restando qualquer tipo deste material entre os resíduos para descarte;

- O aterro sanitário de Toledo está no limite da sua capacidade e não aceita o depósito de restos de materiais de construção no local. As secretarias do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, entre outras estão empenhadas na discussão de alternativas que viabilizem o destino correto destes materiais, que não é apenas um problema dos órgãos públicos, como também das empresas do setor e da comunidade em geral.

- Diante das circunstâncias, em consideração às famílias, que têm os seus entes queridos aí sepultados, em respeito ao meio ambiente, à legislação e a transparência nas ações públicas, a prefeitura de Toledo determinou a imediata abertura de sindicância para apurar e esclarecer todos os fatos ocorridos.

Prefeitura de Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29