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SAÚDE

Agendamento de consulta médica gera grande fila na UBS do Jardim Europa

O call-center, projeto que agendava consultas através de telefone, foi desativado temporariamente pela Prefeitura

24/02/2017 - 15:24


Nesta sexta-feira (24) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Europa amanheceu tumultuada. No local, pessoas formaram uma fila para agendamento de consultas que chegava até a rua, algo que acontece somente uma vez ao mês, quando é feito o agendamento médico com médicos cubanos.

Conforme do secretário de Saúde, Thiago Stefanello, a fila não tem nenhuma ligação com as novas medidas tomadas pela Prefeitura, que anunciou nesta semana que as UBS’s iriam passar a atender por demanda espontânea. “A nova medida terá início somente a partir do dia 1° de maio. Caso já estivesse funcionando, todas as UBS’s estariam lotadas, não apenas uma”, contou ele.  

A UBS do Jardim Europa conta com quatro equipes médicas que atendem os moradores locais. O call-center, projeto implantado em 2016 para o agendamento de consultas, foi desativado temporariamente pela atual administração municipal. “Desativamos para podermos contratarmos servidores específicos para esta área, já que antes eram os funcionários administrativos que ocupavam esta tafera e havia o desvio de função”, explicou o secretário.

A assessora da Vereadora Marli do Esporte e ex-secretária municipal contestou a informação dada pelo secretário de saúde, Thiago Daross Stefanello de que os servidores estavam em desvio de função. “Não é verdade. Foi realizado concurso público e lá tínhamos oito servidores dando atendimento à população. Os servidores lotados no Call Center foram concursados para assistentes administrativos e conforme o concurso que prestaram podiam executar os serviços no Call Center, este cargos tem amplas atribuições, enquanto o cargo de telefonista, como foi mencionado não poderiam agendar consultas. Estão faltando com a verdade”.

Rosselane afirmou que o serviço executado pelo Call Center até o ano passado trouxe resultados positivos para a saúde pública e zerou diversas filas. “Eram confirmadas as consultas da Central de Especialidades pelo Call Center o que zerou a fila de espera para consultas com anestesiologista, cardiologista, otorrino e pneumologista. O município não perdia mais consulta, em caso de ausência do paciente. Todas as horas médicas eram aproveitadas”, disse Rosselane.

A ex-secretária afirmou que em agosto de 2015 a fila de espera era de 38 mil pacientes em todas as especialidades, inclusive odontologia. “Com as confirmações feitas pelo Call Center este número caiu para 31 mil, uma redução de mais de 20% em menos de seis meses de atuação. A segunda força tarefa do serviço foi a confirmação das consultas agendadas em todas as UBS (postos de saúde), isso resultou na diminuição de pacientes que faltavam as consultas, e por sua vez deu agilidade para quem estava aguardando e pudesse ser atendido mais rapidamente. A média de faltantes caiu em 19%, sendo a maior redução observada foi na UBS do Jardim Porto Alegre, com 27%”.

O debate entre a ex-secretária e o atual secretário ocorreu nas redes sociais e teve a adesão de outros internautas.

A matéria foi alterada dia 24.02.17, às 19h13.

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