1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

AMBIENTE

Secretários de Meio Ambiente conhecem gestão ambiental de Toledo

Ação foi articulada pela Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional

24/02/2017 - 17:09


Na última quarta-feira (22) o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, o secretário nacional de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Jair Vieira, e o secretário nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Gonçalves Duarte, acompanhados de suas equipes, foram recepcionados pelo prefeito Lucio de Marchi e pelo vice-prefeito e também secretário municipal de Meio Ambiente, João Batista Tita Furlan. Na ocasião, uma reunião de trabalho foi organizada entre as diversas autoridades, representantes de várias secretarias de governo, Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e integrantes do Comitê Gestor Municipal.

Na pauta estava a apresentação de como está organizado o Comitê Gestor do Município e a apresentação da Lei Municipal de Educação Ambiental Nº 2.223/16, que trata da Política e o Sistema Municipal de Educação Ambiental de Toledo.

A Itaipu Binacional foi convidada para participar da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Paraná (CIEA-PR). Ocupando essa cadeira tiveram contato com gestores do Ministério do Meio Ambiente e a partir daí propuseram uma agenda para dialogar e apresentar de forma prática as ações do programa Cultivando Água Boa e como a governança participativa acontece dentro dos municípios da região, onde Toledo é destaque.

“As ações são consequência de uma gestão compartilhada”, ressaltou a Gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Leila Alberton. “Trouxemos os integrantes da Secretaria de Estado e do Ministério do Meio Ambiente para conhecer como a sociedade se organiza na governança participativa, que são as estruturas do comitê gestor, estrutura de coletivos educadores, coletivos jovens e como as ações acontecem a partir dessas organizações. No final da visita foi possível estabelecer parcerias importantes”, destacou Leila.

O vice-prefeito Tita Furlan falou do sentimento de pertencimento no qual todos que estão envolvidos nas ações ambientais possuem. Já o prefeito Lucio de Marchi deu as boas vindas aos gestores e comentou sobre ações que o Município pretende e necessita fazer na área ambiental. Neste sentido, citou o exemplo da necessidade de intervenção no Rio São Francisco.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, disse que a Sema “é composta por pessoas de um capital intelectual elevado, mas nesses dois dias estamos aqui para ouvir e colher informações sobre as ações que acontecem aqui no município e na região”.

O secretário nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Gonçalves Duarte, disse estar “maravilhado” com o trabalho desenvolvido na região e que uma das metas do Ministério do Meio Ambiente é estar presente ativamente nos municípios. “Menos Brasília e mais Brasil é nosso lema. Quando vejo tantos coletivos atuando juntos é muito animador. O sentimento de pertencimento, quando o prefeito traz a sociedade para participar por meio dos coletivos”, elogiou Edson Duarte.

“Nós estamos aqui para seguir esse caminho de integração do serviço público, iniciativa privada e terceiro setor andando juntos”, reforçou o secretário nacional.

Sem nome %281144 x 250 px%29