1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ASSISTÊNCIA SOCIAL

MMA e Sema conhecem Educação Ambiental de Toledo e anunciam novidades para o Florir

A imersão no projeto incluiu a apresentação das atividades e ações pelos jovens

24/02/2017 - 17:18


A comitiva de gestores da Secretaria Estadual e do Ministério do Meio Ambiente que esteve em Toledo na última quinta-feira 23 teve a oportunidade de conhecer in loco o Programa Florir Toledo, o Laboratório de Feridas e o Projeto de Plantas Medicinais na Unidade Básica de Saúde do Jardim Coopagro. Não foram raros os momentos em que enxugaram as lágrimas e manifestaram sentimentos positivos pelos programas, principalmente pelo Florir Toledo.

Desde a recepção dos visitantes pelo grupo de capoeira, até a sua despedida, foi muito marcante. O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, o secretário nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Gonçalves Duarte, e integrantes das equipes que os acompanhavam entraram na roda e participaram das atividades.

A imersão no projeto incluiu a apresentação das atividades e ações pelos jovens. Estes deram relatos sinceros e expuseram o quanto participar das oficinas e atividades reforçou os vínculos familiares e/ou auxiliou a lidar com os problemas e frustrações desse convívio. Além de aproximar as instâncias governamentais, ao final da visita foram anunciadas parcerias com o Município.

“Eu me emocionei várias vezes com o projeto”, declarou o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti. “O que mais me choca é a questão familiar, os conflitos familiares são terríveis”, disse ele após alguns relatos de como os jovens vieram parar no projeto.

“Toledo é uma cidade desenvolvida, tem um povo preocupado com a gestão de qualidade. Tem progresso sustentável, haja visto esses projetos. Meu destaque é justamente esse tripé de envolvimentos do econômico, social e ambiental. Se um desses não funcionar estaremos em desequilíbrio”, reforçou

No final da visita, o secretário ofereceu ao Florir Toledo uma oficina na área desejada. Para este fim, irá disponibilizar um profissional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). Também abriu um canal com o setor de Educação Ambiental para parcerias futuras.

Ministério do Meio Ambiente

“Estou impressionado com o resultado prático de quando você integra empresa, comunidade e poder público. Como as coisas funcionam bem assim. É fantástico isso, ver que transformam e recuperam vidas, abrem esperança de novas possibilidades. Estou maravilhado e quero propagar isso para outros prefeitos, para que se espelhem e façam o mesmo. A gente sai fortalecido em nossa relação com o Paraná e principalmente com Toledo”, declarou o secretário nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Gonçalves Duarte.

Duarte disse que serão enviados todos os materiais disponíveis de Educação Ambiental para o Florir Toledo. Além disso, para surpresa dos gestores municipais, propôs um termo de cooperação técnica com o Município. Entre os benefícios estão o acesso a uma plataforma do MMA com vários cursos de ensino à distância (EAD) na área de juventude, meio ambiente e educação ambiental.

Além de integrantes da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família e dos jovens do Florir Toledo, também participaram das atividades a Gerente de Projetos do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Thaty Annie Barreto Tavares de Souza. E pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Coordenador Resíduos Sólidos, Vinicio Costa Bruni; a Coordenadora da Biodiversidade, Sueli Ota; a Assessora Danielle Teixeira Tortato; e a Coordenadora Educação Ambiental, Daniela Janaina Miranda.

Florir comemora resultado da visita

“Nós já recebemos diversas visitas que, inclusive, são de muita importância para os meninos do projeto. Sempre recebemos elogios, mas essa é a primeira vez que recebemos gestores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Ministério do Meio Ambiente que após o contato com a realidade do projeto nos surpreendem com a proposta efetiva de parceria”, comemora o coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos.

A Sema também ofereceu uma oficina sobre o Uso Sustentável do Bambu, onde os meninos aprenderiam a fazer o tratamento ecológico do bambu, além da construção de estufas, como as que são utilizadas no Florir.

“Estamos extremamente gratos, até porque, com essas parcerias existe a possibilidade também de pleitearmos recursos para projetos que venham a agregar mais conhecimentos aos nossos jovens e ampliar o trabalho em rede”, finaliza Oséias.

A gestora de Educação Ambiental e coordenadora do Comitê Gestor Municipal do Programa Cultivando Água Boa, Tania Maria Iakovacz Lagemann, também avaliou de forma extremamente positiva a visita dos gestores. “Esse foi um ganho significativo, pois abriu portas do município com a Secretaria de Estado e com o Ministério do Meio Ambiente”, avaliou.

Tânia destacou que “nós somos o único município do Paraná que temos a Política e o Sistema de Educação Ambiental. Somos referência para os demais municípios”, salientou. Ela lembrou ainda que essa foi a primeira de várias comitivas que devem nos visitar durante o ano.

Sem nome %281144 x 250 px%29